(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alta do IPCA torna ajuste fiscal mais importante, diz Fecomércio-RJ


postado em 06/03/2015 14:07

Rio, 06 - A alta de 1,22% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro confirma o "clima adverso" para a economia brasileira neste ano e a "complexidade" do quadro inflacionário, avaliou nesta sexta-feira, 6, a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ). Diante desse cenário, a visão da entidade é de que o controle fiscal e a retomada do avanço da produtividade terão um papel ainda mais relevante na recolocação do País em trajetória de crescimento.

"A leitura do IPCA em fevereiro confirma o clima adverso para a economia doméstica em 2015 e a complexidade do cenário de inflação", destacou a Fecomércio-RJ, em nota. "Considerando as limitações da elevação dos juros sobre grande parte dos preços em alta e os efeitos derivados do encarecimento de itens básicos na cadeia produtiva - notadamente combustíveis e energia -, cresce o peso do controle fiscal e de reformas em prol da produtividade para a reversão futura do quadro."

A instituição atentou ainda para o aumento de preços nos primeiros meses do ano, acumulado em 2,48%, ter sido o dobro do verificado em igual período de 2014, graças a pressões de tarifas de energia elétrica e combustíveis, principalmente. E o impacto desses ajustes, prevê a Fecomércio-RJ, não acabou.

Nos cálculos da entidade, apenas a revisão extraordinária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com aumento médio de 23,4% no País, terá um impacto de 0,8 ponto porcentual no IPCA de março. No Rio, o aumento de 22,5% terá um impacto de 0,9 ponto porcentual na inflação da região metropolitana. "Isso sem falar no efeito indireto a incidir nas próximas leituras de preços, pela influência que o item exerce nos mais diversos setores da economia", destacou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)