(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ABPA cacula prejuízos de R$ 700 mi para setor de aves e suínos com bloqueios


postado em 03/03/2015 13:01

São Paulo, 03 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) calcula que os prejuízos para o setor de aves e suínos nacional com os bloqueios nas estradas por conta da greve dos caminhoneiros totalizem R$ 700 milhões, até o momento. Conforme a entidade, em nota, em torno de 70% da capacidade de abate do Sul (que é maior produtora de aves e suínos do País) foi afetada nos dias mais graves do bloqueio, entre a segunda e a sexta-feira da semana passada, já que as rações, o trânsito de aves e suínos para o abate e a liberação de cargas prontas ficaram comprometidas.

"Desde o início dos impactos dos bloqueios, registrados pelas agroindústrias em 21 de fevereiro, cerca de 60 unidades frigoríficas apresentaram desaceleração ou suspensão total da produção", afirmou a ABPA, no comunicado. Apesar do retorno das atividades em várias unidades após o cumprimento das liminares obtidas pela ABPA, pelas empresas, pela Advocacia Geral da União (AGU) e as procuradorias dos Estados produtores, ainda há outras com operações suspensas.

"Tivemos conhecimento de planta que suspendeu abate nesta segunda-feira. Outras, estão receosas em retomar as atividades e enfrentar nova paralisação, que é mais oneroso do que manter a planta suspensa. Há pouco também soubemos de problemas que exportadores estão enfrentando em portos. Estamos em estado de alerta, mesmo com a redução do número de bloqueios pelo País", explicou a ABPA.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)