(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

IBGE divulgará no dia 11 de março nova metodologia para cálculo do PIB


postado em 10/02/2015 13:37

Rio, 10 - O novo Sistema de Contas Nacionais - Brasil a ser empregado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do País será divulgado em 11 de março, informou nesta terça-feira, 10, o órgão. É também nessa data que serão conhecidos os dados das Contas Nacionais Anuais com as informações de atividade econômica definitivas e sob a nova metodologia para os anos de 2010 e 2011.

Os dados consolidados desse período são inéditos, pois o IBGE havia suspendido as divulgações anuais após anunciar as contas de 2009 devido aos esforços para promover a revisão.

O anúncio precede o anúncio do PIB referente ao quarto trimestre de 2014 e ao consolidado de todo o ano passado, que ocorrerá em 27 de março (cerca de um mês depois do habitual), conforme informou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, em dezembro.

Esses dados já serão calculados sob o novo sistema, mais em medições trimestrais. Os resultados definitivos, em base anual, só são divulgados dois anos após o de referência - neste caso, em 2016.

Com a alteração na metodologia, as séries históricas também serão revisadas retroativamente, segundo o IBGE. Em 11 de março, o órgão vai anunciar os resultados anuais para o período de 2000 a 2009, dados que hoje já são conhecidos, sob a nova metodologia.

Já em 27 de março, juntamente com os dados trimestrais de 2014, será conhecida a nova série do PIB trimestral desde 1995 - o que incluirá os resultados de 2012 e 2013 segundo o novo cálculo. É possível que haja mudanças, diz o IBGE, em relação às taxas informadas até o momento, de 1,0% em 2012 e de 2,5% em 2013. Mas ainda não serão os dados definitivos, já que as contas anuais de 2012 e 2013 serão conhecidas em novembro deste ano.

Cerca de dois meses após o fim de um ano, o IBGE divulga o resultado do PIB em bases trimestrais. Mas as Contas Nacionais na sua medição anual incorporam pesquisas estruturais anuais, em setores como indústria, construção, serviço e comércio. Em função da complexidade e do tempo gasto em deixar prontas essas pesquisas, a série anual do PIB habitualmente tem uma defasagem de dois anos.

A mudança no Sistema de Contas está sendo trabalhada pelo IBGE desde 2012 e vai promover uma alteração no ano-base da série histórica. Atualmente, a base é considerada o ano 2000, e com a atualização passará ao ano de 2010. O novo sistema também vai incorporar dados do Censo Agropecuário de 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009.

A atualização também visa a incorporar as novas recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) para sistemas de contas, publicadas em 2009 com referência ao ano anterior. Uma dessas recomendações é que os gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D), bancos de dados e softwares, e gastos com extração mineral passarão a ser contabilizados na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, como os investimentos são calculados no PIB). No sistema atual, esses gastos entram na categoria de consumo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)