(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agricultura contesta convocação de ministro pela Câmara


postado em 30/10/2014 18:01 / atualizado em 30/10/2014 18:03

O Ministério da Agricultura contestou, nesta quinta-feira, a convocação do ministro Neri Geller pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. A comissão o convocou ontem para esclarecer a decisão de transferir para o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) de Minas Gerais parte da tarefa de fazer as provas de controle das vacinas contra a febre aftosa no País. Até agora, os testes eram prerrogativa exclusiva da unidade instalada no Rio Grande do Sul.

A convocação ocorreu por solicitação do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O ministério afirma, em nota, que a divisão da função do laboratório gaúcho é para garantir a segurança operacional da análise prévia do remédio de imunização do rebanho bovino e atende ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa.

Segundo o ministério, a diversificação consta da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa agropecuária (SDA). "O Lanagro-RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas antiaftosa do País", afirmou a nota. "Em eventual dificuldade operacional de um laboratório, para que não haja descontinuidade no serviço público oferecido, não exista outra unidade igualmente confiável e rastreável", disse.

Segundo o ministério, a decisão é importante para garantir a segurança alimentar do País. O governo testa 100% das vacinas produzidas destinadas à comercialização. "O controle de vacinas contra a febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro-RS, sendo este referência para este escopo de análise. E, por sua vez, o Lanagro-MG está sendo capacitado para realizar, em conjunto e em apoio à unidade gaúcha, o controle das vacinas", considerou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)