(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPEÕES NA ARTE DAS VENDAS

Ricardo Nunes tenta entrar para o Guinness Book como o maior vendedor do planeta

Setor amarga retração neste ano e aposta em estratégias diferenciadas


postado em 25/10/2014 00:12 / atualizado em 25/10/2014 08:22

Ricardo Nunes quer vender 500 produtos até as 17h: concentração completa no atendimento(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Ricardo Nunes quer vender 500 produtos até as 17h: concentração completa no atendimento (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Em época de vacas magras para o varejo nacional, com o volume de negócios tendo retraído 1,1% no confronto entre agosto de 2014 e o mesmo mês de 2013, no último dado disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os vendedores precisam apostar em estratégias para atrair a clientela, muito embora o crédito esteja em desaceleração. Vale destacar ofertas, enfeitar vitrines e até oferecer produtos abaixo do preço de custo e recuperar a perda com outras mercadorias. Muitos profissionais podem reforçar os caixas das empresas com dicas deixadas por homens e mulheres que entraram para a história como campeões de um ramo bastante disputado.


Ontem, por exemplo, o mineiro Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, decidiu aliar grandes descontos com uma estratégia interessante. Ele planeja entrar para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o maior vendedor do mundo, posto hoje que pertence ao americano Joe Girard, que ganhou a vida em concessionárias de veículos e entrou para o seleto grupo do Guinness depois de negociar 600 carros em um só ano.

Ricardo Nunes, cujo lema é “proibido perder vendas”, pretende negociar sozinho pelo menos 500 produtos em menos de 24 horas. Das 17h de hoje a igual horário de amanhã, ele estará na unidade na esquina das ruas Curitiba e Tubinambás (a loja ficará fechada das 22h às 6h), no Centro de BH, onde será acompanhado por auditores do Guinness. “Vou fazer promoção com preço de arrebentar. É para ter fila mesmo. Estamos planejando (o projeto) desde o início do ano”, conta o mineiro de Divinópolis.

Ricardo começou vendendo tangerinas em sua terra natal. Em 1989, montou sua primeira loja. Ele vendia alguns eletrodomésticos abaixo do preço de custo. Contudo, recuperava o valor com a venda de bichos de pelúcia. Seu foco foi a venda em escala, “ganhando” a clientela dos concorrentes. Hoje, ele preside a Máquina de Vendas, holding que conta com cinco bandeiras (Ricardo Eletro, Insinuante, Eletro Shopping, City Lar e Salfer) e com mais de 1 mil pontos de vendas no país.

O polonês naturalizado brasileiro Samuel Klein é outro campeão do varejo. Ele chegou a ser preso pelos nazistas e enviado a um campo de concentração. Samuel trocou a Europa, depois da segunda Guerra Mundial, para se aventurar na Bolívia e, em seguida, em São Caetano do Sul (SP). Tornou-se mascate de roupas de cama, mesa e banho. Apostou nas vendas de porta a porta. E a prazo.

Cinco anos depois, comprou uma loja, a qual batizou de Casas Bahia em homenagem aos retirantes que se mudaram para o ABC Paulista atrás de emprego nas fábricas de veículos. A rede conta hoje com mais de 55 mil colaboradores, distribuídos em mais de 500 filiais. Outro homem que começou a vender produtos em vias públicas e entrou para a história como campeão no mundo do varejo é Senor Abravanel, mais conhecido por Sílvio Santos. Ele começou a negociar capas de plástico para título de eleitor no Rio de Janeiro, onde nasceu. Uma de suas estratégias foi aliar diversão à tarefa de vender mercadorias. Outra aposta foi comprar um horário em emissoras de televisão e rádio, onde divulgava produtos. No início da década de 1960, comprou o Baú da Felicidade de seu amigo Manuel da Nóbrega. A empresa vendia baús de presente, cujos pagamentos ocorriam a prazo. Sílvio Santos figura na lista da Forbes como um dos homens mais ricos do planeta.

Mas o mundo dos negócios tem espaço tanto para homens quanto mulheres. Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues é uma campeã de vendas. Aos 12 anos, ela decidiu não curtir as férias escolares para trabalhar na loja que os tios montaram em Franca (SP), a Cristaleira, embrião do que é hoje a Magazine Luiza. Atualmente, a rede conta com mais de 600 lojas e cerca de 20 mil colaboradores.

 

QUEM FOI JOE GIRARD
O americano Joe Girard, que figura no Guinness Book desde 1997 como o maior vendedor do planeta, não teve uma vida fácil. Filho de um italiano que migrou para Detroit, nos EUA, sofreu os efeitos do alcoolismo do pai. Quando adolescente, engraxou sapatos, entregou jornais de madrugada e dormiu em caixas de papelão. Aos 35 anos, desempregado, pediu ao dono de uma concessionária um emprego. O empresário disse que não precisava de mais um vendedor. Joe então propôs ocupar uma mesa na empresa para vender via telefone. A fórmula deu certo, mas o segredo do campeão foi outro: o pós-vendas. Ele enviava para todos os clientes e familiares cartões em datas comemorativas: Natal, aniversário etc. Quando os filhos iam adquirir o primeiro carro, procuravam Joe. As indicações para compras de amigos eram para Joe. E foi assim que ele se tornou o maior vendedor do planeta. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)