(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bancários de BH aprovam greve a partir de terça-feira

Categoria reivindica reajuste salarial e benefícios. Paralisação é nacional


postado em 26/09/2014 10:57 / atualizado em 26/09/2014 13:23

Os bancários de Belo Horizonte decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira. A categoria reivindica reajuste salarial e benefícios. A paralisação, por tempo indeterminado, foi aprovada em assembleia realizada na noite dessa quinta-feira pelo Sindicato dos Bancários de BH e Região.

Segundo o sindicato, votaram cerca de 450 profissionais. Foi também aprovada, para segunda-feira, uma assembleia organizativa da greve. No entanto, na manhã desta sexta-feira, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) enviou ofício à Contraf-CUT chamando para uma nova rodada de negociação. O encontro será neste sábado às 11h, em São Paulo. Procurada pelo em.com, a Fenaban ainda não se posicionou sobre o assunto.


A proposta votada ontem previa reajuste salarial de 7,5% (aumento real de 1,08%) para o piso da categoria e de 7% (aumento real de 0,61%) para os demais cargos, mas os bancários defendem um ganho de 12,5%, com aumento real de 5,8%. Para o cálculo da inflação foi utilizado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou alta de 6,35% no período de 12 meses encerrado em agosto. A data-base dos bancários para renegociar os contratos coletivos de trabalho é 1º de setembro.

O Comando Nacional dos Bancários já havia se posicionado contra a proposta de reajuste salarial na última sexta-feira (19), mas incentivou os 134 sindicatos que representam no país a convocarem assembleias e votarem sobre o assunto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)