(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Queda de investimentos refletiu na piora da economia brasileira, avalia OCDE

Após prever quadro de quase estagnação, entidade aposta que em 2015, Brasil pode avançar 1,4%


postado em 15/09/2014 08:31 / atualizado em 15/09/2014 08:45

A queda do investimento foi destacada negativamente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como um problema da economia brasileira. A avaliação consta da atualização do relatório econômico divulgado esta manhã pela entidade que fala em "recuperação moderada" da atividade nos próximos trimestres no Brasil. O país, porém, seguirá abaixo do potencial, diz a OCDE.

O relatório que cortou drasticamente a previsão para o crescimento do Brasil destaca que o Brasil entrou em recessão no primeiro semestre de 2014. A queda do investimento, diz a OCDE, exerceu papel importante nessa piora da economia. "O investimento tem sido particularmente fraco e minado pela incerteza sobre a direção das políticas após as eleições e a necessidade de uma política monetária que contenha a inflação acima da meta", diz o texto.

Após a expectativa de quase estagnação com crescimento de 0,3% em 2014, a OCDE aposta que o Brasil voltará a crescer mais rapidamente em 2015, quando deve avançar 1,4%. A aceleração, porém, deverá ser apenas moderada em um ritmo muito aquém do observado em grandes economias emergentes e até mesmo em países desenvolvidos. "É esperada recuperação moderada uma vez que os fatores (investimento e juro) tendem a descontrair, mas o crescimento deverá seguir abaixo do potencial em 2015", diz a Organização.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)