(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte recebe palestra gratuita sobre construção de carteiras

Carteiras passivas renderam até 10 vezes o ibovespa e mais de 15 anos


postado em 24/04/2014 18:55 / atualizado em 24/04/2014 19:00

A Quantum, provedora de informações financeiras, vai realizar em Belo Horizonte a palestra “Construção e desempenho de carteiras value, growth, small caps, momentum, high/low dividends, short e distress no mercado de ações brasileiro” no dia 29. O palestrante será Gyorgy Varga, doutor em economia pela EPGE/FGV, professor da FGV e pesquisador da área de finanças.

Gyorgy Varga vai mostrar como é possível montar carteiras de ações passivas. Na prática, trata-se de uma seleção de investimentos estabelecida com base em um ou mais critérios e que não é alterada por um determinado período de tempo independentemente do desempenho dos papéis que a compõem.


O professor testou diversas carteiras diferentes de 1997 até 2013 e explica que o desempenho pode ser bastante interessante para o investidor. A carteira que reúne as melhores pagadoras de dividendos da bolsa, por exemplo, que é revisada anualmente e usa o dividend yield como parâmetro, rendeu 2.978% no período contra 287% do Ibovespa. Para montar esta carteira, ele analisa todas as ações negociadas na bolsa e, destas, seleciona 30% que pagam os maiores dividendos.

Já a seleção com as maiores empresas em valor patrimonial teve alta de 743% no mesmo período. Vargas explica que carteiras assim são muito utilizadas no exterior com sucesso, ponderadas por diversos critérios. Segundo o economista, nesse tipo de carteira, o perfil do investidor não é tão importante. O que se leva em conta é a rentabilidade a longo prazo, o quanto é possível ganhar com estratégias variadas. “As carteiras passivas são melhores que o Ibovespa tanto em relação ao retorno, quanto ao risco, uma vez que seguem um padrão e não mudam bruscamente. Ou seja, são mais rentáveis e menos voláteis no longo prazo”, conclui Varga.

O evento é gratuito para profissionais ligados a instituições financeiras e as vagas são limitadas. As inscrições deverão ser feitas até sexta-feira pelo e-mail relacionamento@quantumfundos.com.br ou pelo telefone 21.3826-1767 ramal 218. A palestra será das 09h às 12h, no Promenade Golden Flat, na Avenida Prudente de Morais, 520, Bairro Cidade Jardim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)