(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

"Estamos em trajetória de expansão gradual", diz Mantega


postado em 03/12/2013 12:46 / atualizado em 03/12/2013 14:49

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar nesta terça-feira, 03, ao comentar os resultados do PIB do terceiro trimestre, que este ano o Brasil terá um crescimento maior do que o do ano passado. "Nosso crescimento de 2012 será de 1% e este ano estaremos crescendo mais do que o ano passado", disse Mantega, mencionando o dado de 2012 revisado pelo IBGE. "Portanto, a economia brasileira está numa trajetória de crescimento gradual que deve continuar nos próximos trimestres."

Com a revisão, o Brasil foi um dos países do G-20 que mais cresceu no segundo trimestre, enfatizou o ministro. Segundo ele, o Brasil estaria crescendo mais ou menos no ritmo da economia mundial. "O crescimento da economia mundial está sendo revisto e provavelmente vai ficar abaixo dos 2,9%, 2,7% que vem sendo estimados", completou Mantega, que prevê uma expansão entre 2,3% 2,4%.

Ele informou ainda que o IBGE está iniciando uma reformulação da estatística de serviços e, em relação ao PIB de 2012, foi feito um "ensaio interno" que mostra que poderia haver um acréscimo de 0,4 a 0,6 ponto porcentual do PIB do ano passado.


Resultado fiscal


Em relação à gestão das contas públicas, o ministro disse que será cumprido "rigorosamente" o que está na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele afirmou ainda que, em novembro, haverá um "excelente resultado fiscal do primário". "Com isso, podemos terminar o ano dentro das expectativas que temos tido." Mantega disse também que haverá uma "despesa na conta de energia de dezembro". "Em 2014, teremos um aumento da arrecadação, o que poderá ter um resultado fiscal melhor", completou.

Mantega avaliou que em 2013 o País está tendo um "bom desempenho do investimento", que deve crescer de 6% a 7%, e considerou bom também o consumo das famílias, apesar de prejudicado pela falta de crédito. O IBGE divulgou hoje os resultados do PIB do terceiro trimestre, que recuou 0,5% em relação ao segundo e cresceu 2,2% sobre o mesmo período de 2012.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)