(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Superávit primário tem 46% mais registros no Google que crescimento econômico


postado em 03/12/2013 06:00 / atualizado em 03/12/2013 06:49

Com a presidente Dilma Rousseff tendendo a se reeleger, a se crer no último Datafolha, em que ela ampliou a intenção de voto de 42% na previa de outubro para 47%, fechando a fatura em primeiro turno, fica sem sentido a relutância do governo em encarar, sem sofismas, o problema fiscal – principal causa da desconfiança que acomete a economia, ainda que se possam questionar as razões dos temores.

O fato é que nem o governo desconhece o problema, ou não estaria a jurar compromisso com a disciplina fiscal nem a torcer, e não é de hoje, o resultado orçamentário do setor público para entregar, ao menos no papel, um superávit primário que satisfaça as demandas dos investidores do papelório do Tesouro e a avaliação das agências de rating, que puseram em bloco a nota de crédito do país no índex.

Há um descompasso flagrante entre a avaliação dos mercados e a do eleitor; entre a prioridade da política econômica e os resultados; entre meta fiscal anunciada e realizada, distorcida mais pelo que o governo promete entregar de economia do que gasta e não consegue, que pela profissão de fé na austeridade do mercado e das agências.

Afinal, de onde veio a meta de superávit primário de 3,1% do PIB, um compromisso de ficção repetido anos a fio na lei orçamentária?

A propósito, por que mesmo existe essa coisa que nem superávit é? Déficit é o resultado histórico da execução fiscal no país, também chamado de “déficit nominal”, como se isso dissesse algo sobre a eficácia do gasto público para o crescimento e o bem-estar social.

Do modo como se faz o orçamento, com parte da receita tributária capturada por grupos de pressão e o grosso do gasto com destinação compulsória em lei e na Constituição, ninguém sabe avaliar o custo-benefício das políticas públicas, dos órgãos e funcionários que as executam, dos governos que as administram e dos parlamentares que as aprovam e fiscalizam. A Lei dos Meios, como diziam os antigos, se tornou uma barafunda que subverteu a noção das prioridades.

Escreva-se no Google a expressão “superávit primário” e o sistema despeja 782 mil registros. Repita-se o processo com “crescimento econômico” e surgem 536 mil resultados. O que é acessório para a política econômica tem 46% mais registros do que o principal – o crescimento da economia. Absolutamente, isso não é normal.

História longe do final

O histórico da administração das contas públicas é uma sucessão de ajustes inacabados, boa parte deles do último governo militar como resultado dos acordos de renegociação de dívida externa com o FMI.

A prioridade era a necessidade de financiamento do setor público e de medidas para monitorá-lo. Surge, assim, o superávit operacional, descontando os efeitos do câmbio e correção monetária, com os quais o déficit nominal chegou a 85% do PIB (em 1989). Inviável.

Déficits dessa grandeza criavam ambiente favorável à moratória da dívida, o que não evitou que a externa fosse ao pau por duas vezes. O superávit primário aprimorou o antigo conceito, fixando-se como a economia orçamentária para abater parte dos juros e consolidar uma trajetória cadente da dívida como proporção do PIB, além de ajudar o controle da inflação, ao conter a demanda agregada.

Dilma tropeçou na meta
Dos fins originais, a solvência fiscal e externa foi resolvida no governo FHC e reforçada com Lula, apesar de o déficit orçamentário nunca ter sido zerado. Restaram ao superávit primário duas missões: desinflar gradualmente a dívida pública líquida (que abate créditos do Tesouro, como repasses ao BNDES e títulos na carteira do Banco Central) em relação ao PIB e complementar a ação da Selic.

Nada muito difícil, mas o governo Dilma se engasgou, ao insistir com metas irrealistas de superávit primário, isso com o gasto real crescendo o triplo da receita. Depois, ampliou os descontos da meta relativos a investimentos, enfiou desonerações tributárias no bolo, e apelou a grosserias contáveis (tipo o Tesouro repassar títulos à banca federal e se creditar dos dividendos assim gerados). No fim, desacreditou-se no mercado e agências de risco, e atraiu a atenção para a dívida bruta de 59% do PIB (contra 35% da líquida).

Para blindar a transição
O melhor por agora é tirar o Tesouro de cena, mandar ao lixo todas as regras fiscais perfunctórias e assumir a manutenção da dívida em 60% do PIB em 2014 como compromisso único. Para isso, basta 1,8% do PIB de superávit primário, sem descontos e contabilidade criativa – com PIB de 2,5% e o custo real da dívida de 5,5%. Parece fácil, mas é complexo. Só que há pouca margem para uma transição controlada da economia até 2015, e reduzir o gap entre as percepções do mercado e as possibilidades do governo. E nem isso é garantido.c


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)