(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Edição regional do Startup Weekend desafia 140 empreendedores

Edição mineira de evento global agrupa programadores, designers e empreendedores em torno de projetos que precisam ser desenvolvidos e apresentados ao longo de um fim de semana


postado em 29/09/2013 06:00 / atualizado em 29/09/2013 08:39

Startup Weekend reúne 140 jovens no auditório do Ibmec, em Belo Horizonte, neste fim de semana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Startup Weekend reúne 140 jovens no auditório do Ibmec, em Belo Horizonte, neste fim de semana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Ter uma ideia, criar projetos inovadores que facilitam a vida de quem navega na internet e ficar milionário. Esse é o objetivo comum dos participantes da primeira edição regional do Startup Weekend, que acontece em Belo Horizonte. O evento chegou à capital mineira para desafiar 140 jovens empreendedores a criarem, em 54 horas, uma startup que atenda às reais necessidades do mercado.

Pela primeira vez em um evento de startups, o grupo de estudantes de sistemas de informação da PUC Minas (câmpus Contagem) chegou animado ao desafio de tornar um projeto realidade em tão pouco tempo. O objetivo do grupo é criar um guarda-roupas inteligente, no qual homens e mulheres possam receber dicas do que vestir, melhores combinações e ainda evitar repetir uma peça durante a semana. “Tivemos a ideia quando fizemos a inscrição para o evento. Acho que conseguiremos desenvolver a maior parte até amanhã (hoje). Depois, continuaremos com o projeto fora daqui”, conta um dos integrantes do grupo, Ygor Henrique Silva Santos, de 19 anos. Para eles, a maior dificuldade do setor é desenvolver uma tecnologia que não fique obsoleta em pouco tempo. “Esses recursos são muito passageiros. Criamos hoje e, se não acompanharmos o mercado, amanhã já está velho”, acredita Stella Gleyse Macêdo, também de 19, que dita algumas regras do grupo.

A empresa mineira Studio Sol é exemplo de startup de sucesso. Criada há 13 anos por dois jovens apaixonados por música, hoje é referência para jovens que estão começando um negócio. Samuel Vignoli, CEO da Studio Sol, empolgou jovens que participavam do evento ao comentar a trajetória da empresa, que hoje registra 43 milhões de visitantes únicos por mês nos sites, hoje famosos, da empresa, como o Letras.mus.br, o Cifra Club e o Palco MP3. A startup que começou com apenas três pessoas, Samuel, sua esposa e um sócio, atualmente conta com 64 colaboradores e pretende chegar a 2015 com 60 milhões de usuários e faturamento de R$ 15 milhões.

Samuel alerta que, para alcançar o sucesso, é preciso dedicação de pelo menos 14 horas diárias ao projeto, trabalhar certo e ter sorte de o produto cair no gosto do público. “Há 13 anos era muito mais fácil criar um produto. Hoje, a competitividade é alta e já existe todo tipo de serviço que você imagina. Antes, ninguém queria ser empreendedor, era mais fácil ser empregado. Hoje, todo mundo quer criar”, afirma. Para ele, o maior desafio de uma startup é se manter em alta no mercado. “A internet é perene, no entanto, o produto nasce, cresce e, se não evoluir, morre. Temos muitos jovens com ideias incríveis aqui, como temos outros que já sabemos que não vão adiante”, explica.

O organizador do evento acredita que outro grande desafio do mercado é oferecer uma solução sustentável, que não seja utópica e que gere renda. “Muito mais que uma boa ideia, é uma ótima execução do projeto, com lucratividade, que seja vendável e perdure no mercado”, alerta. A dica que ele oferece para quem começa é manter o pé no chão e trabalhar muito. “Uma das coisas que aprendi é que não adianta querer ser fundador de uma empresa se você não quer lidar com os problemas que ela tem”, completa.

De olho no mercado, os amigos Denis Haruo, de 22 anos, e Márcio Caminha, de 21, participam pela segunda vez de um Startup Weekend. A primeira experiência foi no início do mês, em Itajubá, no Sul de Minas, quando eles tiveram a ideia de criar um aplicativo para pessoas com interesse em eventos culturais. “Com um mundo individualizado, queremos promover o contato entre pessoas que têm o mesmo interesse e promover novos relacionamentos e amizades”, define Denis. Para os estudantes, mesmo que a ideia não seja um sucesso, participar de eventos como o Startup Weekend gera conhecimento e promove o convívio com outros empreendedores, que podem se juntar e formar novos projetos, com novas ideias.

SAIBA MAIS

Startup Weekend

O Startup Weekend é uma rede global sem fins lucrativos que organiza encontros de 54 horas de duração para reunir grupos de programadores, empreendedores, investidores, artistas gráficos e profissionais de marketing com o objetivo de desenvolver ideias e agrupar pessoas em torno delas, trabalhando em protótipos que são apresentados ao final do evento. O evento, que começou nos Estados Unidos, já passou por mais de 100 países, envolveu mais de 100 mil empreendedores e deu origem a mais de 8 mil startups.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)