(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com a alta do dólar os preços dos combustíveis vão ser reajustados periodicamente


postado em 17/08/2013 00:12 / atualizado em 17/08/2013 07:21

Brasília – Com a alta do dólar os preços dos combustíveis vão ser reajustados periodicamente segundo admitiu ontem o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que adiantou que os anúncios de aumento nos preços não serão feitos com antecedência. “Periodicamente haverá reajuste e essa é, digamos, a regra, e não anunciamos com antecedência”, disse ele ao ser questionado por jornalistas após um encontro com empresários em São Paulo.

Uma alta nos combustíveis é reivindicada pela Petrobras. Na segunda-feira, o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, afirmou que a empresa busca “intensamente alinhar os preços internos de derivados de petróleo aos internacionais”. Após a valorização do dólar frente ao real, a Petrobras teve anulados os efeitos dos reajustes de combustíveis realizados no ano passado e no início deste ano. E a empresa continua vendendo combustíveis no Brasil a preços inferiores aos do mercado externo.

Apesar do problema apontado pela direção da estatal, Mantega minimizou a questão. “O que posso dizer é que nos últimos meses houve convergência em função dos reajustes que foram dados em gasolina e diesel. Houve uma diminuição. E também houve uma diminuição do preço do barril”, afirmou o ministro. “Isso diminuiu a diferença entre o preço nacional e o preço internacional.” O ministro desconsiderou, no entanto, o fato de os preços do petróleo estarem em alta.

Os futuros do petróleo em ambos os lados do Atlântico fecharam em alta pela sexta sessão consecutiva ontem, com o preço do tipo Brent registrando o maior ganho percentual semanal em seis semanas, na medida em que turbulências no Egito e na Líbia alimentaram preocupações com a segurança da oferta de petróleo. Os preços futuros para entrega em outubro terminaram o dia com alta de 0,80 dólar, a 110,40 dólares o barril. O Brent acumulou ganho de 2 por cento na semana, maior alta semanal desde a semana até 5 de julho, de acordo com dados da Reuters. Já a commodity norte-americana para entrega em setembro avançou 0,13 dólar, para 107,46 dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)