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Estado de Minas

Compra de ingressos on-line avança, assim como uma série de transtornos


postado em 01/07/2013 06:00 / atualizado em 01/07/2013 07:57

Lorrayne comprou ingresso caro para ver Brasil e Uruguai, mas ficou atrás do gol(foto: FOTOS: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Lorrayne comprou ingresso caro para ver Brasil e Uruguai, mas ficou atrás do gol (foto: FOTOS: MARIA TEREZA CORREIA/EM/D.A PRESS)
Os mundiais de futebol e o aumento dos shows internacionais no Brasil abrem espaço para o crescimento das compras de ingressos on-line. Ao mesmo tempo aumenta a dor de cabeça dos consumidores com problemas de atraso na entrega dos bilhetes, acomodação em locais inadequados nos estádios, overbooking (venda de ingressos ou assentos acima do número de lugares) e alto valor cobrado pelas taxas de serviço.

“Com o aumento desses eventos proliferaram também as vendas de ingressos falsos. E alguns consumidores não recebem o bilhete na véspera do evento”, afirma Diego Campos, diretor de operações do site Reclame Aqui. Os casos dos ingressos que não são entregues, diz, são muito piores do que o de consumo de bens duráveis, como a geladeira. “O evento tem data para acontecer. Se a pessoa não receber o ingresso até a data, não usufrui do show”, observa. Mesmo se for feito o cancelamento da cobrança, Campos ressalta que não pode ser reparada a perda.

Em março, o comércio eletrônico passou a ter regras mais claras com a entrada em vigor do Decreto Federal nº 7.962, que obriga os empresários a colocar em local de destaque nos sites dados comerciais, endereço físico e eletrônico e demais informações para sua localização e contato. Outra conquista é a exigência de que haja serviços de atendimento ao consumidor em meio eletrônico que possibilitem a resolução de demandas referentes a informações, dúvidas, reclamações, suspensões ou cancelamentos de contratos.

As lojas vão ter de relatar ainda características essenciais dos produtos e serviços, inclusive os riscos à saúde e à segurança dos compradores. O decreto reforça o direito de arrependimento, ou seja, de desistir da compra sem perdas financeiras, como está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). E os sites de compras coletivas vão ter de expor as restrições à oferta – por exemplo, número mínimo de internautas que deve comprar um produto ou serviço para que o grupo desfrute de preços promocionais. “O decreto é recente, ainda vamos precisar avaliar se as empresas estão atendendo ou não às novas regras”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores.

Frustrada, a estudante Lorrayne Gonçalves Lopes assistiu à semifinal entre Brasil e Uruguai em assento atrás do gol, no Mineirão, em BH. “Como comprei com antecedência e o segundo ingresso mais caro, esperava que ficasse pelo menos na lateral. Algumas pessoas compraram ingressos na mesma categoria que eu e ficaram no setor lateral. Outras compraram em categoria inferior e ficaram no mesmo setor”, afirma Lorrayne. Ela conta que tentou alguns contatos com a Fifa, mas recebeu com muita dificuldade resposta padronizada. A Fifa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os assentos são automaticamente definidos, em escolha aleatória do sistema. A entidade alegou que compreende que para os brasileiros a prática de lugares predeterminados é experiência nova. “No entanto, e como as categorias têm delimitações físicas umas com as outras, inevitavelmente alguém que comprou ingresso de categoria mais cara vai se sentar perto de alguém com ingressos mais baratos”, informou.

Ana Vitória tinha a garantia de acesso exclusivo:
Ana Vitória tinha a garantia de acesso exclusivo: "Enfrentei fila gigantesca"
Filas

A publicitária Ana Vitória Alkmin comprou ingresso para o evento musical Conexão BH no site Sympla. “O site dizia que, ao comprar o ingresso on-line, o consumidor teria acesso a entrada exclusiva no Parque Municipal, devidamente sinalizada, permitindo a entrada sem filas. Mas enfrentei fila gigantesca e perdi pedaço do show”, afirma. A Cria Cultura, organizadora do evento, informou que, de fato, a empresa pensou em adotar entrada específica para quem adquirisse os ingressos pelo sistema web da Sympla. No entanto, o volume de ingressos vendidos foi superior ao esperado. A empresa ainda alega que o único dia em que houve fila foi 31 de maio, somente nos primeiros 50 minutos depois da abertura dos portões.

BILHETE GARANTIDO

Cuidados nas compras on-line de ingressos 

 

Busque informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon

Verifique qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de dúvidas

Verifique os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega

Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários

Não forneça informações pessoais desnecessárias para realização da compra

Guarde todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido

Guarde em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições

Verifique se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço

Imprima o contrato firmado ou arquive em meio digital seguro que permita futura impressão

Fonte: Procons e entidades de defesa do consumidor


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