(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Programa apoiará pequena indústria


postado em 31/05/2013 00:12 / atualizado em 31/05/2013 07:46

O Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) firmou convênio com o Sebrae Minas para oferecer um programa de capacitação de pequenas e médias indústrias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, direcionado à inovação. Com duração de três meses, o projeto vai beneficiar, inicialmente, 30 empresas que serão submetidas a um diagnóstico completo sobre a capacidade para adotar processos inovadores e terão 300 horas de consultoria especializada. Os investimentos na iniciativa são subsidiados pelos parceiros do programa, que tem como objetivos desenvolver a cultura inovadora e levar maior eficiência às fábricas.

As micro e pequenas empresas representam 83% do universo de indústrias da Grande BH e os médios empreendimentos somam 12%, informa o presidente do Ciemg, José Agostinho Silveira Neto. “São empresas que sabem produzir, mas não aprenderam a planejar onde querem chegar, tem poucos empregados e é como se carregassem toda a contabilidade numa pasta a tira-colo. A consultoria prevista no programa de inovação dá a elas o caminho das pedras e prepara a organização para empreender”, afirma.

O projeto é implantado com base em sete fatores essenciais, com foco na melhora de resultados: como a inovação interfere no desempenho da empresas; criação de um ambiente propício à inovação e criatividade; aumento da competitividade e melhoria de processos; inovação em produtos, serviços, processos, mercados, modelos de gestão e organização; melhores condições de trabalho e eficiência produtiva; liderança inovadora e equipes criativas e inovadoras e captação, valoração e gestão de ideias e projetos inovadores.

Feito o diagnóstico nas empresas, de acordo com o presidente do Ciemg, caberá, ainda, à consultoria especializada identificar fontes de recursos financeiros para adoção de inovações. Uma das grandes preocupações de Agostinho Silveira Neto está na concorrência que as indústrias têm enfrentado com produtos estrangeiros e chamado fenômeno da desindustrialização, a queda de participação da indústria brasileira na produção de bens e serviços no país.

Em Contagem e Betim, o Programa de Inovação será reforçado por outro projeto, batizado de Gestão & Competitividade, que consiste numa série de palestras e cursos com prazo de duração até setembro. Editado pelo sexto ano, o projeto deverá levar qualificação na área a mais de 3 mil trabalhadores das empresas do polo industrial, incluindo fornecedores, prestadores de serviços de transporte e representantes comerciais que atendem à indústria. O Ciemg é resultado da união do antigo Centro das Indústrias de Minas Gerais e do Centro das Indústrias das Cidades Industriais, criados em meados dos anos 50. A instituição, que faz parte do sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), tem 1,3 mil associados.

Destaque na Anpei As micro e pequenas empresas terão destaque na 13ª Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que será realizada de 3 a 5 de junho em Vitória (ES) pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). A instituição considera o estímulo à inovação nesses segmentos como instrumento para o desenvolvimento das cadeias produtivas, tendo em vista que os pequenos e médios empreendimentos atendem a companhias de grande porte. A conferência deverá reunir 2 mil participantes entre representantes de empresas, de instituições de pesquisa e organismos do governo das áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Serão apresentados no evento 35 casos de inovação e exemplos das melhores práticas em gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação, de acordo com os organizadores. Os desafios dos processos inovadores entrarão em discussão, com a participação de representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), principal agência governamental de fomento à inovação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o Sebrae.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)