(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acordo preliminar para o Chipre depende de aprovação


postado em 03/04/2013 09:52 / atualizado em 03/04/2013 11:15

O acordo preliminar fechado entre o Chipre e a troica de credores internacionais depende ainda da aprovação do Eurogrupo e dos Parlamentos dos países da zona do euro.

Ainda neste mês, o Eurogrupo, formado por ministros de finanças da zona do euro, fará uma reunião informal para analisar o memorando de entendimento, que estabelece as condições para que o Chipre receba um pacote de resgate de 10 bilhões de euros (US$ 12,8 bilhões), 1 bilhão de euros dos quais virão do Fundo Monetário Internacional e o restante da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu.

Se receber sinal verde do Eurogrupo, o memorando será submetido então aos Parlamentos europeus, incluindo os do Chipre e da Alemanha, que terão até o final do mês para aprovar o acordo.

O memorando impõe uma ampla reestruturação do setor financeiro cipriota, cujos graves problemas financeiros levaram Nicósia a buscar ajuda externa.

A contribuição do FMI, de 1 bilhão de euros, é, em termos porcentuais, bem menor do que as dos acordos de resgate da Grécia, Irlanda e Portugal. A expectativa é que o Fundo também aprove o acordo neste mês. As informações são da Market News International.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)