(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BC publica portaria oficializando o Otimiza BC


postado em 20/02/2013 08:31

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, publicou nesta quarta-feira portaria oficializando a instituição do "Otimiza BC", programa que cria fórum permanente de avaliação para redução de custos de observância para as instituições financeiras e um novo modelo de governança da informação. Tombini destacou no lançamento que "o novo programa reduz o custo de sistemas com impacto positivo para toda a sociedade".

A portaria institui o Programa Permanente de Racionalização de Processos e de Informação (PRPI), que terá na coordenação o secretário executivo da autoridade monetária. O secretário executivo estabelecerá o cronograma das ações, que será previamente aprovado pelos diretores das áreas envolvidas. O andamento dos trabalhos deverá ser apresentado à Diretoria Colegiada do BC trimestralmente.

Com o programa, o BC pretende melhorar os novos processos e fluxos de informação com os bancos. De vigência imediata, as medidas anunciadas por Tombini são a eliminação da obrigatoriedade do documento de informações financeiras trimestrais (IFT), redução de 40% dos códigos de classificação das operações de câmbio, redução do número de tarifas do sistema de transferência de reservas, modernização do sistema de transferências em reais, novo regulamento de comunicação de dados no Sistema Financeiro Nacional e a extinção do Manual de Normas e Instruções.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)