(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alimentos puxaram alta do IPCA em setembro


postado em 05/10/2012 09:35

Os alimentos voltaram a pressionar a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O grupo Alimentação e bebidas registrou uma alta de 1,26% em setembro, com um impacto de 0,30 ponto porcentual na taxa de 0 57% do IPCA do mês, o equivalente a mais da metade (53%) da inflação de setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi ainda maior do que o registrado em agosto, quando a variação foi de 0,88%.


O tomate enfim deu uma trégua, com queda de 12,88% em setembro. Como resultado, o item exerceu o principal impacto negativo na inflação no mês (-0,05 ponto porcentual). Na direção contrária, o item carnes teve o principal impacto positivo.

Os preços subiram 2,27%, um impacto de 0,06 ponto porcentual no IPCA do mês. Houve ainda aumentos em produtos básicos como o arroz (8,21%), pão francês (3,17%) e o frango (4,66%). Em setembro, o grupo Alimentação e bebidas subiu 2,01% na região metropolitana do Recife e 2,04% em Fortaleza. A menor elevação nos preços dos alimentos foi registrada em Curitiba, que teve alta de 0,90%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)