(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Correios confirmam atraso na entrega de correspondências na Grande BH

Funcionários dos Correios de 17 estados e do DF aderiram ontem à paralisação iniciada há quase 10 dias por carteiros de Minas Gerais e do Pará


postado em 20/09/2012 11:46 / atualizado em 20/09/2012 12:19

A greve iniciada nessa quarta-feira por trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) começa causar impacto a usuários do serviço em Minas Gerais. Nesta quinta-feira, a assessoria de imprensa da empresa, em Belo Horizonte, admitiu que a paralisação já afeta a entrega de correspondências e encomendas na capital mineira e em Contagem, já que 5% da carga ficou parada nos centros de distribuição durante dois dias. Ainda segundo a empresa, a adesão à greve na Grande BH, passou de 3% para 4% hoje. A empresa afirmou ainda que as agências dos Correios estão funcionando normalmente em todo o estado e que nenhum serviço foi suspenso até o momento.


Já o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Sintect-MG) contesta os números da ECT e afirma que a greve é crescente, principalmente em Minas, onde ela ocorre desde o dia 11 de setembro. Segundo Gilson Cunha, diretor do Sintect-MG, para hoje é esperado que 2 mil trabalhadores sejam mobilizados e esvaziem os postos de trabalho. “Vamos trabalhar com os 1,4 mil funcionários do complexo operacional onde há a separação dos objetos para envio e também com os 600 do prédio central, e esperamos que eles parem hoje”, informou.

Mais de 7 mil agências e postos de atendimento bancários de todo o país deixaram de funcionar ontem(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Mais de 7 mil agências e postos de atendimento bancários de todo o país deixaram de funcionar ontem (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Para evitar grandes prejuízos aos brasileiros, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu, na tarde de ontem, liminar em favor dos Correios para que os sindicatos garantam um efetivo mínimo de 40% dos profissionais sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Em Minas, há cerca de 12 mil empregados. Em todo o país, aproximadamente 120 mil.

Bancários


A greve dos bancários, iniciada em todo país na terça-feira, também é um obstáculo para que parte da população mantenha os compromissos em dia. No segundo dia da greve dos bancos, o número de agências e postos de bancos públicos e privados fechados subiu para 7.324 ontem, contra 5.132, na véspera. Para hoje, o sindicato prevê uma concentração na Rua Carijós, esquina com Rua Espírito Santo, às 13h, para mobilizar mais bancários para a greve. (Com Paulo Henrique Lobato e Carolina Mansur)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)