17°/ 30°
Belo Horizonte,
31/OUT/2014
  • (14) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Programa Caminhos de Minas recebe R$ 3,2 bilhões Recursos para pavimentar estradas do estado vão rodar em 107 municípios. Trechos beneficiam 4 milhões de pessoas

Geórgea Choucair - Estado de Minas

Publicação: 07/08/2012 06:00 Atualização: 07/08/2012 07:27

Asfalto vai substituir a terra em quase 2 mil quilômetros (EULER JÚNIOR/EM/D.A PRESS - 25/2/12)
Asfalto vai substituir a terra em quase 2 mil quilômetros
O tráfego em 73 rodovias mineiras vai ficar mais fácil. O governador Antonio Anastasia anunciou ontem o início de obras e licitação para novos projetos do programa Caminhos de Minas, no qual estão sendo investidos R$ 3,2 bilhões. Os recursos vão ser usados para pavimentar 1.955,6 quilômetros de rodovias, beneficiando 107 municípios e cerca de 4 milhões de mineiros. Já estão em obras três trechos do programa.

Foi anunciado o início de obras de quatro novos trechos e a abertura de licitação para 56 rodovias. Os novos trechos são: o entrocamento da BR-040 até a MG-353 (Juiz de Fora, Coronel Pacheco e Chácara), com 13,8 quilômetros; a região de Nova União, Taquaraçu de Minas e o contorno de Nova União, com 15 quilômetros; Passa Vinte, na divisa com o Rio de Janeiro, com cinco quilômetros, e Taquaraçu de Minas no entrocamento com Santa Luzia e Jaboticatubas, com 17 quilômetros.

“O programa é uma forma de fazer a integração de cidades, diminuindo as distâncias e criando em Minas um bom ambiente de negócios. Estamos levando qualidade de vida a cada um dos mineiros que mora nessas regiões”, afirmou o governador Antonio Anastasia. O programa, segundo ele, consiste em fazer a ligação asfaltada entre as cidades.

O senador Aécio Neves (PSDB)destacou Minas Gerais como referência de planejamento e eficiência, com o segundo maior programa rodoviário do Brasil. Ele ressaltou, no entanto, que há pouca “generosidade” do governo federal na concessão dos recursos. “E o que temos visto é arrecadação recorde de impostos”, diz. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, afirmou que a licitação das obras é priorizada de acordo com o fluxo de veículos e geração de empregos. “Mas no período máximo de um ano teremos a licitação e início de todas as obras”, diz Melles.

Confins O Vetor Norte da Grande BH, onde está o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, tem “luz própria” e vai ganhar investimentos da ordem de R$ 600 milhões, segundo Melles. Os maiores gargalos vividos pelos passageiros que vão ao aeroporto, na avaliação de Melles, são as áreas de embarque e desembarque e o tráfego na região do Shopping Vilarinho. “Há uma trincheira que deve começar a ser construída na área no início de 2013 e concluída até o fim do ano”, observa Melles.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entregou à construtora Marquise/Normatel nova proposta de cronograma das obras do terminal 1, que estão atrasadas. A Marquise vai avaliar o cronograma e passar o resultado para a Infraero amanhã. A obra prevê aumento na capacidade do aeroporto em 1,6 milhão de passageiros (deve passar de 5 milhões para 6,6 milhões).

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários fez uma denúncia ao Ministério Público Federal contra o atraso das obras em Confins em 18 de julho. “Em quase um ano, apenas 8% das obras foram concluídas, sendo que 29% já deveriam ter sido executadas. Tudo está praticamente parado. Daqui a pouco vem a chuva e a situação pode ficar ainda pior”, avalia Leandro Castro Pinheiro, representante do sindicato. A entidade denunciou ainda erros na execução de pilares do estacionamento.

A obra do terminal 1 começou em setembro do ano passado e foi orçada em R$ 223 milhões. O trabalho foi programado para ser feito em nove etapas e ser finalizado em dezembro de 2013, antes da Copa do Mundo. Segundo a Infraero, o cronograma vai ser cumprido até o mundial de futebol.

Esta matéria tem: (14) comentários

Autor: Marcelo Passos
Aécio lançou esse programa a mais de 5 anos. Consultem a pagina do DER para saber a situação das obras (mandei o link) , é vergonhoso, mais de 5 anos para licitar um projeto de engenharia, imaginem a licitação da obra... complicado isso. http://www.der.mg.gov.br/saiba-sobre/caminhos-de-minas | Denuncie |

Autor: Paulo Barbosa
Na época do governo de FHC, o trecho de apenas 44km entre Fervedouro(BR-116) à Araponga da rodovia BR-482, na Zona da Mata, recebeu prioridade, mas foi logo esquecido no governo Lula. Até hoje a população destas cidades aguardam melhorias nesta rodovia essencial e alternativa da BR-232 pra o ES. | Denuncie |

Autor: Paulo Barbosa
Mutio bem lembrado, Fábio Wagner, o trecho de Desterro de Entre Rios à Passa Tempo, continua de terra nem tem pervisão quando o mesmo vai ganhar uma camada de asfalto. Esta rodovia MG-270 é importante ligação entre Carmópolis de Minas à Entre Rios de Minas (BR-383) e precisa de melhorias urgente. | Denuncie |

Autor: Nelson Gusmao
Sr. Governador, se vier ao Vale do Jequitinhonha lhe perguntarão, onde está a estrada de Itamarandiba à Capelinha e de Itamarandiba à Senador Modestino. Esperamos que entrem em obras o mais rápido possível, pois esta estrada é considerada o "Maior corredor florestal do Brasil". | Denuncie |

Autor: jose azambuja
Espero que dessa vez o asfalto entre Itapagipe e Campina Verde,aqui no Triangulo Mineiro se torne realidade,poi toda vespera de eleiçao ele é anunciado,mas nunca concretizado,e que se a obra for realizada que seja de boa qualidade,pois na regiao encontramos obras de pessimas qualidade . | Denuncie |

Autor: Nelson Gusmao
Ainda não entrou na primeira etapa o Trecho Capelinha-Itamarandiba-Sen. Modestino, a rodovia que interligará as maiores economias do Vale do Jequitinhonha, uma pena, pois só falta participação do governo pra "melhorar o ambiente de negócios na região" tida como o maior corredor florestal do Brasil. | Denuncie |

Autor: Nelson Gusmao
Ainda não entrou na primeira etapa o Trecho Capelinha-Itamarandiba-Senador Modestino, a rodovia que interligará as maiores economias do Vale do Jequitinhonha, uma pena, pois só falta participação do governo pra "melhorar o ambiente de negócios na região" tida como o maior corredor florestal do Brasil | Denuncie |

Autor: Geraldo Amancio Oliveira
Pura enganação, toda época de eleições é isso ai. Com certeza nada será feito antes das eleições. E depois delas, ai é que nada acontecem. Todo o dinheiro vai sumir, e não vai sobrar nenhuma explicação. | Denuncie |

Autor: Geraldo Amancio Oliveira
Por quê será, q toda época de eleições o nosso governo estadual libera verbas p asfaltar pequenos trechos de rodovias, e depois das eleições, nota-se que nada foi feito? A estrada que liga Curvelo/Cordisburgo ja foi asfaltada umas 3 vezes, (no papel é claro). Será que esta tática da certo ainda? | Denuncie |

Autor: SERGIO DOURADO
O caminho dos servidores do Estado rumo a Confins está um tapete,mas o lado dos pobres no "vetor sul" do Rio Arrudas,está demorando pra ficar igual.Quero saber se esse dinheiro vai ser realmente investido ou desviado como tantas obras no país:isso é uma dúvida comum no país da impunidade... | Denuncie |

Autor: Daniel Marques
Tomara asfaltem os 13 km entre virginópolis e distrito de boa vista. | Denuncie |

Autor: Fábio Wagner Da Silva Lima
Gostaria de saber se os 72mi investidos na recuperação da MG270 serão realmenta aplicados pois a 2 meses passo no trecho e ainda não vi nada de melhoria, incluindo o trecho entre os kms 37-47, Desterro/Passatempo q ainda é de terra, qndo será asfaltado este trecho? | Denuncie |

Autor: Marleno Souza
Graças a Deus o trecho entre Esmeraldas e São José da Varginha foi contemplado nesta nova etapa. Mãos a Obra. | Denuncie |

Autor: domicio junior
Porque propaganda do aecio na noticia,ele é eleito por minas mas so fica no rio. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.