(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mau tempo atrasa voos no país

Fechamento temporário em Congonhas, no início da manhã, provocou efeito cascata em vários aeroportos. Em Confins, 30,3% das partidas ocorreram fora do horário e 9,1% foram canceladas


postado em 13/06/2012 07:10

O índice de atrasos nos aeroportos brasileiros chegou ontem a 31%, com 580 dos 1.873 voos saindo ou chegando com mais de uma hora depois do horário marcado, segundo dados da Infraero. O motivo do distúrbio foi o mau tempo, que, por duas horas, no começo da manhã, impediu pousos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, desajustando toda a malha aérea nacional. Até as 11h foram registrados 44 atrasos e 14 cancelamentos.

No aeroporto de Confins, do total de 132 voos programados, 40 (30,3%) atrasaram e 12,91 (9,1%) foram cancelados, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto da Pampulha também registrou índice elevado de atrasos e cancelamentos. Do total de 26 voos programados até às 20h, oito (30,8%) atrasaram e um foi cancelado (3,8%). Em Brasília, 51,5% dos 130 voos previstos desrespeitaram o horário e sete foram cancelados.

Congonhas é um aeroporto que opera como hub, ou seja, ali são feitas conexões para terminais de outros estados. Com o descompasso entre pousos e decolagens, grande parte dos aviões que eram liberados para decolar do aeroporto paulista começava seus voos sem os passageiros que estavam embarcados em outras aeronaves, impedidos de pousar — muitos deles tiveram que voltar à cidade de origem ou aterrisar em outras localidades.

A consultora de negócios Suzana Seman, 54 anos, disse que a TAM ofereceu van e hotel aos passageiros em Brasília, mas reclamou por não ter sido avisada antes dos atrasos. Sua chegada a Imperatriz (MA) estava prevista para 12h01 e passou para 20h38. No meio da tarde, a Gol ofereceu aos viajantes que partiriam de Brasília com destino a São Paulo as opções de desembarcar às 15h50 em Guarulhos, ou aguardar o voo que chegaria a Congonhas às 18h02.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)