(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tombini diz que Sistema de Pagamentos Brasileiro fortaleceu sistema financeiro


postado em 03/05/2012 17:39 / atualizado em 03/05/2012 17:56

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje, durante a cerimônia de comemoração dos dez anos da reestruturação do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que O momento é importante para marcar uma passagem daquilo que foi e continua sendo fundamental para dar contorno e base à infraestrutura do BC e ao mercado financeiro brasileiro. A cerimônia ocorreu no auditório da unidade do BC na capital paulista.

Segundo Tombini, o SPB tem se mostrado extremamente importante para o país, colaborando para a robustez do sistema financeiro. “Haja vista a experiência que tivemos com a crise econômica internacional de 2008. O sistema financeiro do país passou ao largo dos problemas que outros enfrentaram. Navegamos, no período, com normalidade e solidez reconhecidas internacionalmente”.

De acordo com o presidente do BC, a reforma do SPB deu mais agilidade ao sistema porque, antes, a liquidação de operações interbancárias era feita de forma defasada e era possível a ocorrência de saques descobertos nas contas de reservas bancárias. “O SPB deu uma base legal, robusta para a compensação multilateral, bem como a exclusão das obrigações assumidas por instituições financeiras no âmbito das câmaras de compensação. Isso deu mais uma tranquilidade para o BC, que mostra que, mesmo em situações extremas, a infraestrutura do mercado continua funcionando”.

Segundo ele, todas essas mudanças representaram uma redução à mitigação do risco, além de terem permitido efeitos positivos para o setor econômico, principalmente nos períodos mais tensos. “Não só o sistema econômico é preservado, como a sociedade brasileira ganha como um todo com a solidez da infraestrutura monetária”.

O presidente do BC destacou que houve um impacto direto na vida do cidadão comum com a entrada em vigor da reforma e a disseminação do instrumento de transferência disponível. “Grande parte da população brasileira já tem tido acesso a esse novo mecanismo. Hoje, são mais de 500 mil operações TED [transferência eletrônica disponível] por dia”.

Tombini ressaltou que toda a reformulação do sistema de pagamentos não seria possível sem a parceria da indústria, da infraestrutura e do mercado e que o BC continua em um processo para aperfeiçoar o sistema. Ele lembrou ainda que há muitos desafios pela frente. “Estamos investindo para eliminar algumas deficiências. Temos visto também uma disseminação do uso dos equipamentos móveis na área de pagamentos e não estamos parados nessa área. Estamos trabalhando com bastante ênfase e prioridade para criar proposta que discipline esse novo meio”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)