(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Percepção do consumidor em relação à inflação melhora em abril


postado em 27/04/2012 14:11

A percepção do consumidor brasileiro com a trajetória dos preços dos produtos melhorou neste mês, no confronto anual, de acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice que mede a expectativa quanto à inflação aumentou 5,9% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo 106,7 pontos. Lembrando que uma pontuação acima de 100 significa otimismo e abaixo dessa marca, pessimismo ou perda de confiança. Na comparação com março deste ano, o indicador teve leve alta, de 0,5%.

Opiniões

De acordo com a pesquisa, para 61% dos entrevistados, a inflação vai aumentar ou aumentar muito. Já 33% acham que a inflação não vai mudar e apenas 7% responderam que acreditam na diminuição da inflação. A expectativa de que a inflação vai aumentar ou aumentar muito está mais alta para os brasileiros que ganham até um salário mínimo (65%). Na outra ponta, 35% dos entrevistados que recebem mais de dez salários mínimos têm a mesma opinião.


Também é esta faixa de renda que concentra a maior parte dos entrevistados que acreditam que a inflação não vai mudar (56%). Já entre aqueles que ganham mais de um até dois salários mínimos, 51% acreditam que a inflação vai aumentar e 12% acham que vai aumentar muito. Para 32% dos pesquisados, a inflação não vai mudar e 6% acreditam na diminuição dos preços.

Regiões

Entre as regiões, os moradores do Nordeste são os que mais acreditam que a inflação vai aumentar ou aumentar muito, com 65%, seguidos pelos entrevistados do Sudeste (59%), Sul (57%) e Norte/Centro-Oeste, com 52%. Entre os que acham que a inflação deve diminuir ou diminuir muito, as regiões Nordeste e Sudeste lideram, ambas com 7%, seguida pelo Norte/Centro-Oeste e sul, ambas com 6%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)