(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Preparo é a chave do sucesso

Candidatos a empreendedores ainda jovens têm diversas opções de cursos, em vários níveis, para estudar o mercado e o setor e evitar erros que podem comprometer a saúde da empresa


postado em 22/04/2012 07:15 / atualizado em 23/04/2012 13:15

A analista da Unidade de Educação do Sebrae Cacilda Almeida, com sua equipe da competição de empreendedorismo(foto: (Euler Júnior/ EM/D.A Press))
A analista da Unidade de Educação do Sebrae Cacilda Almeida, com sua equipe da competição de empreendedorismo (foto: (Euler Júnior/ EM/D.A Press))


Montar o próprio negócio não é tarefa fácil, que exija apenas uma boa quantia em dinheiro ou uma grande ideia. Para criar uma empresa que se destaque no mercado, gerando emprego e renda ao país, também é preciso dedicação ao empreendimento, conhecimento do setor e da legislação tributária, entre outros. Instituições como o Sebrae, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e a Fundação Getulio Vargas oferecem minicursos ou cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação voltados para o empreendedorismo ou com disciplinas que incluem dicas para quem deseja gerenciar a própria empresa.

Vários projetos espalhados pelo país também buscam incentivar a cultura empreendedora entre jovens, como o Desafio Sebrae, que simula a concorrência entre empresas num mundo virtual. O projeto, que em 2012 chega à décima terceira edição, já está com as inscrições abertas (R$ 50 para cada grupo de dois a cinco alunos). “É uma atividade complementar à graduação, servindo como capacitação. O número de inscritos vem aumentando. Em 2008, por exemplo, foram 6 mil inscritos. Em 2011, 12 mil alunos de 288 instituições do estado”, disse Cacilda Almeida, coordenadora do projeto em Minas Gerais.

Este ano, os participantes terão de administrar um negócio de polpas, sucos e frutas tropicais. Em outras palavras, como revela Cacilda numa espécie de dica, o tema envolve o comércio (frutas tropicais), a indústria (polpas) e distribuição. Os vencedores da etapa estadual disputam a nacional.

Em 2011, quando os inscritos simularam a fabricação e a venda de bicicletas, uma equipe do câmpus da Universidade Federal de São João del-Rei em Ouro Branco, na Região Central, e outra da Faculdade Pitágoras de Montes Claros, no Norte de Minas, venceram a etapa regional e chegaram à semifinal da nacional.

O jovem Cássius Felipe Ribeiro da Silva, de 22 anos, aluno de engenharia de produção da Faculdade Pitágoras, foi um dos vencedores. “Tudo o que vi no desafio, hoje aproveito no estágio. Aliás, a vaga no estágio foi conquistada em razão do bom desempenho na competição. Recordo que, numa das etapas do desafio, minha equipe tirou uma nota péssima. O erro: ‘soltar’ bicicletas em mercados nos quais não havíamos avaliado as vendas. Houve encalhe. Na etapa seguinte, quando decidimos priorizar as vendas em cidades com boa saída, tiramos excelente nota”, recorda o rapaz.

O plano de Cássius, que está no penúltimo período do curso, é continuar como empregado por mais dois anos, período em que pretende adquirir experiência. Depois, adianta, usará o conhecimento para fundar o próprio negócio.

Éric Gonzales Mendes, de 20, também venceu o jogo virtual em 2011. Aluno da universidade em Ouro Branco, o estudante de engenharia civil dá uma dica aos novos participantes: “É essencial analisar o cenário para tomar decisões. Para isso, usamos planilhas. O jogo agrega muito conhecimento. A cabeça da gente muda, a postura também. Quando me formar, quero tocar a empresa de meu pai, na área de estrutura metálica. Desejo agregar ideias, levando inovações para ampliar a atuação do empreendimento”, planeja.

PREPARAR PARA PROSPERAR

Veja alguns cursos voltados para quem pretende abrir o próprio negócio

>> Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da CDL-BH

Objetivo é formar profissionais capazes de definir e analisar estratégias de investimentos e riscos na abertura e/ou ampliação de negócios comerciais, dominar a operação financeira, gerir capital de giro, caixa, formação de preço, bem como outros fatores que interferem nos resultados (taxa de inadimplência, controle do giro de estoque, conhecimentos mercadológicos, despesas e outras). Além disso, prepara o empreendedor para o uso de instrumentos na gestão da informação, com vistas à elaboração e execução de planos e orçamentos financeiros, avaliação e definição de aplicação da legislação tributária que melhor se adeque à empresa. Mais informações no www.cdlbh.com.br.

>> Pós-Graduação em Gestão de Negócios na CDL-BH

O curso habilita os participantes à prática da gestão integrada de negócios corporativos, visando à formação em administração de empreendimentos comerciais e de serviços e organizações competitivas.
Mais informações no www.cdlbh.com.br.

>> Curso de Administração na FGV

O curso aborda temas como inovação, sistema de gestão, empreendedorismo, integração teórica e prática.
Mais informações no www.faculdadeibs.edu.br.

>> Escola técnica de formação gerencial

Inspirada no modelo austríaco e adaptada à realidade brasileira, seu projeto tem como meta a excelência e a qualidade educacional. Harmonizando teoria e prática, num conjunto de disciplinas e atividades integradas, o curso forma técnicos em administração. Mais informações: www.sebraemg.com.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)