(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA apresentarão em breve candidato a chefiar o Bird


postado em 15/02/2012 18:34

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, anunciou nesta quinta-feira que seu país apresentará em breve um candidato a chefiar o Banco Mundial (Bird), em substituição a Robert Zoellick, que deixará suas funções em 30 de junho.

"É muito importante que continuemos tendo uma liderança forte e efetiva nesta importante instituição, e nas próximas semanas, planejamos apresentar um candidato com a experiência e as qualificações para conduzir esta instituição", disse Geithner em uma declaração.


Geithner, cujo nome é apontado pela imprensa como um possível candidato, elogiou Zoellick por seu trabalho à frente da entidade. "Bob Zoellick foi um líder efetivo e destacado do Banco Mundial em um momento crítico da economia mundial", informou o titular do Tesouro.

Outro nome citado para chefiar o Bird é o da secretária de Estado, Hillary Clinton, desapareceu da lista ainda na quarta-feira. "A secretária de Estado abordou o tema muitas vezes desde o ano passado. Disse que isso (ocupar a presidência do Bird) não ocorreria. Seu ponto de vista não mudou", afirmou durante entrevista coletiva, em Washington, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Zoellick, de 58 anos, anunciou nesta quarta-feira que diexará o Bird ao final de seu mandato de cinco anos, em 30 de junho. "É tempo para mim de passar a outra coisa e seguir uma nova direção", afirmou, em um comunicado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)