(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Euro despenca e iene sobe frente ao dólar


postado em 30/01/2012 21:08

O iene subiu para o nível mais alto em cinco meses frente ao dólar e teve uma alta de mais de 1% diante do euro. Temerosos com a crise da dívida europeia, os investidores buscaram "refúgio seguro" no iene, apesar das advertências de que a moeda japonesa está sobrevalorizada.

Em dia marcado pela falta de avanços nas negociações para a reestruturação da dívida da Grécia com credores privados e pelo encontro de cúpula europeu em Bruxelas para a aprovação de um novo pacto fiscal, os investidores venderam euros e compraram dólares e ienes. Mas com a moeda norte-americana ainda sentindo o efeito retardado das decisões da reunião do Federal Reserve, na semana passada, a escolha preferida dos traders foi o iene. Com isso, a moeda japonesa subiu ao nível mais alto desde outubro frente ao dólar. O franco suíço, por sua vez, subiu para o nível mais alto frente ao euro desde 15 de setembro.

Segundo o dealer Tommy Molloy, da FX Solutions, "o iene e o franco estão se movendo juntos" e isso está prejudicando os esforços dos governos do Japão e da Suíça para evitar a sobrevalorização de suas moedas. "Todo mundo gosta do iene, porque ele não é o euro", acrescentou. Molloy também disse que os temores quanto à dívida europeia estão levando os investidores a comprar "qualquer coisa, menos o euro" e que "a capacidade do Banco do Japão para defender um teto para o iene parece duvidosa, na melhor das hipóteses, tendo em vista a evolução das cotações".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)