As praias do Rio de Janeiro ficaram lotadas na manhã desta quinta-feira (25), feriado de Natal, impulsionadas pelo calor intenso na capital fluminense. A previsão indica temperatura máxima de até 40ºC, segundo a Climatempo. Diante do cenário, autoridades municipais e estaduais recomendam atenção redobrada à hidratação e à proteção da pele.

Desde a quarta-feira (24), a cidade está classificada no nível Calor 3, de acordo com o Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro (COR-Rio). O índice faz parte de uma escala que vai até o nível 5 e indica temperaturas elevadas com previsão de permanência do calor.

Como está a classificação de calor no estado do Rio?

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), os municípios fluminenses podem registrar calor classificado como leve, severo ou extremo, conforme a intensidade e a duração das altas temperaturas. A orientação é que a população evite exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico.

Mesmo com o calor intenso, as praias de Copacabana e Ipanema registraram grande movimentação de banhistas. Guarda-sóis, protetor solar e roupas leves foram usados por quem decidiu aproveitar o dia à beira-mar.

Quais praias estão próprias para banho no Rio?

Nem todos os trechos da orla estão liberados para mergulho. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 15 pontos da orla da capital estão impróprios para banho, principalmente em razão das chuvas fortes que atingiram a cidade no início de dezembro e comprometeram a qualidade da água.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

De acordo com o boletim mais recente do órgão, Copacabana está entre os 26 pontos considerados próprios para banho no município. No trecho que vai do Leme ao Pontal, todas as praias aparecem liberadas.

compartilhe