Em Caxambu, nada melhor do que mergulhar numa piscina termal e relaxar nas águas medicinais

       -  (crédito:  Shirley Pacelli/EM/D.A.Press)

Em Caxambu, nada melhor do que mergulhar numa piscina termal e relaxar nas águas medicinais

crédito: Shirley Pacelli/EM/D.A.Press

Já dizia Olavo Bilac: “O que sei é que as águas santas são santíssimas… Esse milagre é operado, em parte pelo uso das águas mas é também devido à doçura deste clima abençoado, dessa serra e desse céu e, principalmente, à bondade sem par desta gente de Caxambu –  uma gente que tem a alma na boca e nos olhos – uma gente meiga que conserva e zela como uma relíquia moral de valor inestimável, a tradição da fidalga e carinhosa hospitalidade mineira – uma gente que acolhe o forasteiro, com um tal requinte de afeto e de sinceridade, que ele, ao partir, deixa cair por aqui um pedaço do coração”.

 


Localizada ao Sul de Minas Gerais, Caxambu, citada pelo poeta, é uma das principais cidades do Circuito das Águas. A bela cidade mineira, a 375 quilômetros de Belo Horizonte,  é considerada como a mais tradicional Estância Hidromineral do Planeta e, por conta disso, atrai turistas de todos os cantos do país e do mundo. Situada na Serra da Mantiqueira, o local é destino certo para os turistas em busca de natureza exuberante, clima de montanha e, por conta das águas terapêuticas, desejo de melhorar ou manter a saúde, longe do estresse em meio à tranquilidade, relaxamento e muita paz. 

 

 Patrimônio de Minas, o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas de Caxambu foi tombado em 1999

Patrimônio de Minas, o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico do Parque das Águas de Caxambu foi tombado em 1999

Acervo IEPHA


Os atrativos, além das águas, constituem-se em casarões históricos, parques, balneários, praças e a religiosidade. Vale a pena explorar as delícias da culinária, o artesanato e os recantos que compõem a beleza paisagística dos arredores.


No século 19, o imperador dom Pedro II e família saíram do Rio de Janeiro em direção a Caxambu em busca das propriedades medicinais das nascentes da cidade. Os ilustres visitantes foram homenageados e batizam hoje algumas das 12 fontes do cartão-postal Parque das Águas. Entre elas está a D. Pedro, uma das mais concorridas e que exibe imensa coroa dourada.


 

Águas de Minas

 

Em São Lourenço, não deixe de fazer o passeio de balão e deslumbrar com a paisagem do Sul de Minas

Em São Lourenço, não deixe de fazer o passeio de balão e deslumbrar com a paisagem do Sul de Minas

Bruno Albergaria Santos/Divulgação



O Circuito das Águas de Minas Gerais trata-se de uma Instância de Governança Regional do Turismo que tem como objetivo fomentar o turismo na região, utilizando-se de uma rede de parceiros na organização e na promoção da atividade turística regional, de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios para consolidar uma identidade regional. Atualmente o Circuito é composto por 13 municípios. Além do poder medicinal de suas águas, do clima e das opções de passeios, as cidades do circuito são famosas por serem muito acolhedoras e agradáveis.  


As cidades que compõem o Circuito Turístico das Águas são: Caxambu, São Lourenço, Cambuquira, Lambari, Baependi, Carmo de Minas, Cruzília, Dom Viçoso, Carmo de Minas, Jesuânia, Soledade de Minas, Três Corações e Conceição do Rio Verde. Cada uma delas tem suas particularidades, mas todas têm em comum a beleza natural, as águas terapêuticas e a hospitalidade de seu povo.



Conheça outras 3 cidades do Circuito 

 Com 107 anos de história, Hotel Brasil, em São Lourenço, recebeu visitantes famosos que procuram o destino em busca das águas termais

Com 107 anos de história, Hotel Brasil, em São Lourenço, recebeu visitantes famosos que procuram o destino em busca das águas termais

Hotel Brasil/Divulgação


São Lourenço é outra cidade importante do circuito, com suas águas mineralizadas e terapêuticas. A cidade é conhecida por suas fontes, como a Fonte de Vichy, que é uma das mais famosas.O nome da fonte se deve ao fato que a sua água só é encontrada lá em São Lourenço e na cidade de Vichy, na França. Município de clima ameno, tem uma temperatura média de 18°C. No inverno as temperaturas chegam a 0°C. Com altitude de 875m, a cidade tem clima tropical de altitude, com temperatura média no verão de 22°C. Além do Parque das Águas, outra atração que encanta na cidade é o passeio de balão. Realizado por duas empresas, os voos ocorrem de sexta a domingo, começando bem cedo, ao nascer do sol. O balão chega a uma altura de 500 metros e o passeio dura em média uma hora


Cambuquira é uma cidade menor, mas muito charmosa. Seu principal atrativo é o Parque das Águas de Cambuquira, que tem piscinas de águas termais e um balneário completo. Em meio às montanhas do Sul de Minas ela é cercada por uma floresta remanescente de Mata Atlântica, em um misto de crença e ciência, as fontes de água mineral com poderes curativos e terapêuticos estão localizadas dentro do Parque das Águas.


Lambari também é uma cidade pequena, mas muito agradável. A cidade mineira é o lugar certo para quem busca contato com a natureza e o equilíbrio do corpo e da mente através dessa integração. A cidade surpreende com suas notáveis obras arquitetônicas, que encantam desde o mais simples, até a elegância do Palace Cassino. Uma de suas principais atrações turísticas é o Parque das Águas, com piscinas e fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.


Se “viajar é trocar a roupa da alma”, como dizia o poeta Mário Quintana, o Circuito das Águas é o local certo para desfrutar de um verdadeiro paraíso de tranquilidade, qualidade de vida e contato com a natureza. Com suas águas terapêuticas e sua hospitalidade, o viajante  vai conhecer uma região rica em história, cultura e beleza natural. Além das opções de lazer e turismo, a região é conhecida pela gastronomia, com destaque para os queijos, doces caseiros e pratos típicos mineiros.