Pedalando por estradas de terra, os turistas presenciam paisagens da antiga Estrada
de Ferro Bahia-Minas -  (crédito: Maria Laender/Divulgação)

Pedalando por estradas de terra, os turistas presenciam paisagens da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas

crédito: Maria Laender/Divulgação

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” A frase de Guimarães Rosa é a síntese perfeita do estado diverso, extenso que se renova, recria e revive a história. A Minas Gerais dos vales, das cachoeiras, das montanhas, dos rios e lagos, dos povoados, da ruralidade e de seus personagens – alguns famosos, outros nem tanto. Há mais de 400 anos, os caminhos trilhados pelos primeiros exploradores das Gerais, em meados do século 17, nunca foram fáceis.

 

Ao desbravar a mata virgem, o terreno íngreme, escalar montanhas e serras e enfrentar animais perigosos ficaram para trás muitos nessa jornada rumo ao desconhecido. Os que foram adiante, destemidos e com fé, descobriram ouro, diamantes, esmeraldas e sabores e deram vida à identidade genuinamente mineira.

Os caminhos de terra de uma antiga estrada de ferro serão trilhados por ciclistas que buscam na natureza a razão de viver. Passando por túneis, pontilhões e cânions, a região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri renascem como proposta turística. Bem longe desse local, entre campos de trigo, soja e milho, plantações de café estarão abertas para os visitantes apreciarem a iguaria fina produzida no cerrado mineiro. Mais adiante, na ponta do nariz de Minas Gerais, as antigas pegadas de animais pré-históricos conquistaram reconhecimento internacional e, na ‘Terra dos Gigantes’, o desbravador das gerais poderá conhecer como
era a fauna na região, de milhares de anos atrás.


Estamos falando das três novas rotas turísticas prioritárias de Minas Gerais, que foram apresentadas nesta segunda-feira(15/3), em São Paulo, durante a World Travel Market (WTM) Latin America – reconhecida como uma das principais feiras de viagem e turismo do setor. As rotas Bahia-Minas, Café do Cerrado Mineiro e Caminhos do Geoparque Uberaba são iniciativas do Sebrae Minas e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que tem o objetivo de promover o turismo do estado e atrair um número cada vez maior de visitantes interessados em explorar as riquezas naturais, culturais, gastronômicas e históricas que Minas Gerais oferece.


Minas para o mundo

Pode entrar, a casa é sua. Governo de Minas inaugura estande no Feira WTM, em SP, com cafezinho quentinho e, claro, comida mineira, uai!

Pode entrar, a casa é sua. Governo de Minas inaugura estande no Feira WTM, em SP, com cafezinho quentinho e, claro, comida mineira, uai!

Saulo Carrillo/ Secult

“A promoção das rotas prioritárias, organizadas pelo Sebrae e em parceria com a Secult, vai ao encontro da nossa proposta de potencializar e fomentar o turismo em Minas Gerais, setor que gera emprego e renda e atrai investidores de todo o mundo. Minas é líder em crescimento turístico no país e as rotas, tenho certeza, serão fundamentais para nos mantermos em primeiro lugar, crescendo até o dobro da média nacional”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.


“A participação de Minas Gerais em um dos eventos mais importantes da América Latina não só atrai a atenção dos principais players do setor, mas também estabelece novas conexões comerciais que podem resultar em futuras parcerias, realização de negócios e na contínua promoção do turismo do estado”, diz o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Marcelo de Sousa e Silva reconhece que os encontros com o trade turístico representam uma oportunidade para divulgar e promover os produtos e serviços das duas rotas prioritárias do estado, que vão desde a produção de cafés de excelência do Cerrado Mineiro até os passeios de bicicleta pelos vales do Jequitinhonha e Mucuri. “A intenção é fortalecer a imagem de Minas Gerais como destino turístico diversificado e de experiências únicas, fomentando o desenvolvimento econômico dos territórios e a geração de emprego e renda para a população”, finaliza Marcelo Silva.

 

Túnel do tempo

O visitante passará por túneis ao fazer o percurso em Teófilo Otoni

O visitante passará por túneis ao fazer o percurso em Teófilo Otoni

Maria Laender/Divulgação


Projeto turístico ganha reforço com o cicloturismo nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, regiões impactadas com o fim das operações da ferrovia que ligava Minas Gerais ao Sul da BahiaPrepare-se para uma emocionante viagem de bicicleta pelos caminhos que contam mais de 100 anos de história da Estrada de Ferro Bahia-Minas, que um dia conectou Minas Gerais ao mar. Durante o percurso de 340 quilômetros, você terá a oportunidade de vivenciar as paisagens deslumbrantes e a rica cultura dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, pedalando por estradas de terra, passando por comunidades rurais, estações antigas e prédios históricos. Além disso, poderá desfrutar da deliciosa culinária regional, se refrescar em banhos de cachoeira e, quem sabe, apreciar um pôr do Sol embaixo de plantações de cacau.


A Rota Bahia-Minas, eternizada na música Ponta de Areia, na voz de Milton de Nascimento, estará de volta. A estrada da antiga ferrovia que ligava a Bahia a Minas Gerais, foi apresentada durante a WTM Latin América 2024, em São Paulo. O novo circuito turístico, desenvolvido pelo Sebrae Minas, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, foi apresentado no Estande Mineiro, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT) e do Circuito Turístico das Pedras Preciosas. A inclusão da rota como prioritária no estado, fortalece ainda mais o trabalho do Sebrae Minas, realizado desde 2022, para alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico local, gerando novas oportunidades de negócios para a região.

 

Chegadas e partidas


A Rota Bahia-Minas, localizada a 515 quilômetros de Belo Horizonte, é um percurso de cicloturismo com paisagens naturais deslumbrantes, incluindo matas preservadas, montanhas, cachoeiras, pontilhões e túneis centenários. O destino passa por Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni e Carlos Chagas, contando com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. O Sebrae Minas promove iniciativas para atrair visitantes, gerar emprego e renda nas cidades ao longo do percurso, como pedais turísticos, capacitação em gestão para pequenos negócios locais e mapeamento de atrativos turísticos.


Ao longo do caminho, você terá a chance de ouvir modas de viola, apreciar a música tradicional da sanfona, assistir às apresentações
das repentistas da Ciranda de Queixada e desfrutar de um teatro musical em uma das mais belas estações da rota – em Francisco Sá. Queijo, cachaça e carne de sol não vão faltar, mas o toque especial e inesquecível será o acolhimento típico das famílias locais, que recebem os ciclistas como velhos amigos ou parentes próximos.


A rota turística oferece a experiência de resgatar a simplicidade e a originalidade que ainda resistem no interior do Brasil - onde a natureza, a história e a hospitalidade encantam desde o aceno na estrada até as animadas conversas acompanhadas de "cafezinho com queijinho e biscoito" ao redor da mesa.

 

Dicas de roteiros e hospedagens, acesse o site

 

Cheiro e sabor mineiro

Roteiro oferece imersão exclusiva no terroir dos cafés de origem da Região do Cerrado Mineiro

Roteiro oferece imersão exclusiva no terroir dos cafés de origem da Região do Cerrado Mineiro

Região do Cerrado Mineiro/Divulgação


Uma degustação harmonizada de cafés especiais ao pôr do sol, com quitandas mineiras, junto à mata nativa e nascentes, ou em meio ao cafezal. Atividades que podem ser experienciadas na Rota do Café do Cerrado Mineiro, onde os produtores abriram suas porteiras para compartilhar o universo da cadeia produtiva com os turistas. Com a valorização e o crescimento do turismo rural, o Sebrae Minas, em parceria com entidades e instituições locais e da cafeicultura da região, estruturou, junto com os cafeicultores, seis experiências que
promovem uma imersão intensa em fazendas, torrefações e cafeterias da primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil.

 

A Rota Café do Cerrado Mineiro, em Patrocínio, no Alto Paranaíba, foi criada no ano passado, como um destino turístico que une a produção de café de alta qualidade da região - considerada a primeira do país a receber a Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Denominação de Origem (DO) - com os atrativos naturais, culturais e gastronômicos locais. O objetivo é valorizar as origens e criar novas oportunidades de negócios ligadas à cadeia produtiva associada ao turismo rural e de experiência.


Nessa rota gastronômica, os turistas têm a oportunidade de conhecer pequenas e grandes fazendas da região, vivenciando, in loco, a produção de cafés de excelência e todo o processo de inovação e tecnologia utilizado pelos produtores locais. Atualmente, oferecem esse serviço as fazendas: Agro Nunes (Nunes Coffe), Bela Vista (Alado Coffee), Rainha da Paz (Famíglia Montanari), Santa Cruz da Vargem Grande (AgroBeloni), além da Cafeteria Dulcerrado by Expocaccer e Coffee Roaster Porto Feliz.


Na feira WTM , os visitantes foram surpreendidos com o espaço dedicado à cozinha mineira. O ambiente destacou a diversidade e a riqueza da culinária típica de Minas como estratégia para fortalecer o setor gastronômico local e impulsionar o turismo no estado. Os visitantes participam de degustações exclusivas dos inconfundíveis cafezinhos especiais da Rota Café do Cerrado Mineiro.

 

Confira a programação da Rota do Café do Cerrado

 


Terra de Gigantes

 

No Geossítio de Peirópolis, em Uberaba, o visitante se encanta com a réplica do dinossauro Uberabatitan ribeiroi, com seus 27 metros de comprimento

No Geossítio de Peirópolis, em Uberaba, o visitante se encanta com a réplica do dinossauro Uberabatitan ribeiroi, com seus 27 metros de comprimento

PMU/Divulgação



Desde meados do século passado, o município de Uberaba tem sido alvo de extensas pesquisas devido à sua posição como uma das áreas mais significativas para a paleontologia no Brasil. O local abriga registros fósseis datados de 80 a 66 milhões de anos de idade, tornando-se um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos do país.


Após entrar oficialmente para a rede mundial de parques da Unesco, o Geoparque Uberaba –Terra de Gigantes é o sexto do país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional. Com o título, Uberaba passa a fazer parte dos destinos prioritários de Minas Gerais, apoiados pelo Sebrae Minas e Secult, que vão receber incentivos para a estruturação, mapeamento, promoção e qualificação de novos produtos e experiências turísticas.


O projeto Geoparque Uberaba abrange toda a extensão do município, integrando museus, casarões, parques e geossítios que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultura local. Esse projeto vai impulsionar o desenvolvimento regional, valorizando a vocação turística da cidade. Destacam-se os dinossauros que habitaram a região há milhões de anos, abrindo as portas para o turismo ecológico, educativo, científico e de aventuras. O patrimônio geológico de Uberaba ganha destaque mundial com os importantes achados paleontológicos da região.

 

Outros atrativos


O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.

Uberaba possui um grande potencial turístico, que vai desde a valorização do artesanato até a preservação do seu patrimônio histórico e cultural. A tradição está presente em todos os cantos da cidade, e a religiosidade é representada por belas igrejas católicas, além do espiritismo, que tem como figura icônica de Chico Xavier. As expressões culturais se manifestam em festas como a folia de reis, o congado, os festivais de viola e catira, e na deliciosa gastronomia, que resgata os costumes locais e valoriza os produtos regionais.


A vocação agropecuária é uma característica marcante de Uberaba desde sua fundação. No entanto, são suas inovações tecnológicas que colocam a cidade em destaque como referência mundial no melhoramento genético e na criação de gado Zebu de elite. Os resultados dessas inovações atraem pecuaristas de todas as partes do mundo. A cidade mineira disponibiliza toda sua infraestrutura de hotéis, clubes, parques, centros de eventos e um calendário repleto de acontecimentos. Assim é Uberaba para o turista: receptiva, calorosa e encantadora, um destino marcante para visitantes do Brasil e do mundo.

 

 Confira o site oficial do Geoparque Uberaba