PRODUTIVIDADE

Tecnologia promete reduzir ‘bagunça digital’ no trabalho híbrido

Read AI anunciou o Operator para captar e organizar conversas no trabalho híbrido, após estudo apontar excesso de ferramentas

Publicidade
Carregando...

A Read AI anunciou o Operator, um sistema que, segundo a empresa, promete unificar conversas dispersas entre e-mails, chats, reuniões online e encontros presenciais. O lançamento chega em um cenário, segundo pesquisa, de sobrecarga digital, em que trabalhadores alternam múltiplas plataformas ao longo do dia.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Uma pesquisa da empresa, realizada com profissionais brasileiros em outubro de 2025, aponta que 84% alternam entre e-mail e chat simultaneamente e 70% gerenciam várias plataformas de tarefas diariamente. Também segundo o levantamento, 75% transitam entre aplicativos para se comunicar com equipes diferentes e 74% precisam acessar planilhas e CRMs fora dos canais de conversa.

O Operator, segundo a Read AI, foi desenvolvido para funcionar em desktops, celulares e ambientes presenciais. O sistema passa a contar com aplicativo para Windows, MacOS e Android, além de versões web e iOS. A empresa afirma que a proposta é capturar conversas, transcrevê-las e organizá-las em resumos automáticos. 

Em entrevista ao Estado de Minas, o CEO e cofundador da empresa, David Shim, afirmou que o sistema não grava interações sem autorização. “Privacidade e transparência são princípios inegociáveis para a Read AI. Para reuniões digitais, a Read AI fornece exclusivamente uma linguagem de consentimento recomendada que solicita permissão de todos os participantes”, disse.

Segundo o executivo, o usuário pode cancelar a gravação a qualquer momento. “Os participantes ou organizadores da reunião têm controle. Qualquer pessoa pode interromper uma gravação a qualquer momento usando comandos como ‘read stop’ ou ‘opt out’”, afirmou.

Ainda segundo Shim, a tecnologia promete transformar falas em análises organizadas. “O operador captura conversas de forma nativa em qualquer plataforma e usa modelos de IA proprietários para transcrever automaticamente a fala e converter diálogos em resumos priorizados e próximas etapas acionáveis”, declarou. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O CEO também afirmou que o Operator não foi pensado como mais uma ferramenta isolada. “Em vez de criar mais um aplicativo separado, o Operator unifica as conversas em todos os ambientes e se integra perfeitamente às ferramentas que as empresas já utilizam”, disse. Segundo ele, o sistema se conecta a Gmail, Outlook, Slack, Teams, Notion, JIRA, Confluence, Asana, além de plataformas de vídeo e VOIP.

Tópicos relacionados:

emprego home-office tecnologia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay