Manu Recoder, médica especialista em tricologia e fundadora do Instituto Mariotto Recoder. diz que o cenário atual da queda capilar é marcado por um crescente entendimento científico do processo e pela descoberta de produtos que podem atrasar significativamente esse processo -  (crédito: Arquvo Pessoal)

Manu Recoder, médica especialista em tricologia e fundadora do Instituto Mariotto Recoder. diz que o cenário atual da queda capilar é marcado por um crescente entendimento científico do processo e pela descoberta de produtos que podem atrasar significativamente esse processo

crédito: Arquvo Pessoal

À medida que o tempo passa, boas notícias aguardam aqueles que lidam com a calvície, com tratamentos cada vez mais eficazes contra a queda de cabelo projetados para chegar ao mercado. Para entender melhor esses avanços e explorar alternativas aos implantes capilares, Manu Recoder, médica especialista em tricologia e fundadora do Instituto Mariotto Recoder, destaca algumas descobertas importantes.

O cenário atual da queda capilar é marcado por um crescente entendimento científico do processo e pela descoberta de produtos que podem atrasar significativamente esse processo. Estudos relacionam a testosterona à queda de cabelo, e o hormônio não age sozinho, sendo convertido em di-hidrotestosterona (DHT), que ataca os folículos capilares, resultando na miniaturização dos fios.

Leia: Cálvicie feminina e a masculina: aprendendo com as diferenças

Ela fala da importância dessas descobertas, que levaram ao desenvolvimento de tratamentos eficazes, com tratamentos que combinam diversas terapias e procedimentos. “Esses protocolos têm mantido muitos homens longe de transplantes capilares, revertendo a miniaturização dos folículos." afirma Manu Recoder.

O retorno do monoxidil oral

Manu Recoder enfatiza que, nos últimos anos, o retorno do uso do monoxidil oral em doses adequadas representa um avanço significativo, oferecendo uma alternativa menos complicada para os pacientes. Esses avanços sugerem que, no futuro, a calvície poderá ser uma escolha, com tratamentos mais eficazes e acessíveis disponíveis para aqueles que desejam manter a saúde capilar.

Olhando para o futuro, Manu Recoder expressa otimismo em relação aos tratamentos que estão sendo desenvolvidos. "Terapias com exossomas, terapias gênicas e clonagem de fios de cabelo para transplantes, além de moléculas capazes de inativar permanentemente receptores androgênicos específicos são abordagens promissoras que oferecem esperança para aqueles que sofrem com a queda capilar, trazendo a perspectiva de uma solução definitiva nos próximos anos." 

Leia: Dengue causa queda de cabelo? Entenda o motivo e como se recuperar

Manu Recoder ressalta a importância de uma abordagem individualizada no tratamento da queda capilar, destacando a necessidade de uma avaliação profissional adequada para determinar a melhor opção para cada paciente.