No luto, ao chegar ao estágio da depressão, quando a pessoa se dá conta de que algo chegou ao fim,  isso desperta tristeza e melancolia que são muito dolorosos -  (crédito: Freepik)

No luto, ao chegar ao estágio da depressão, quando a pessoa se dá conta de que algo chegou ao fim, isso desperta tristeza e melancolia que são muito dolorosos

crédito: Freepik

 

No sábado (09/03), Maria Tereza Pereira, mãe da apresentadora Fernanda Lima, morreu aos 80 anos com câncer no pâncreas, 25 dias depois de descobrir a doença. A notícia chocou familiares e amigos da artista. O momento de luto é delicado, mas como podemos entender o funcionamento desse sentimento que, de alguma forma, todos vão passar?

A doutora em psicologia pela PUC-SP, Blenda Oliveira, explica que o luto chega para cada pessoa de forma e intensidade diferente, é impossível saber como cada um vai administrar e lidar com essa dor. Considerado o principal material de estudos de diversos autores importantes, esse é um tema que está sempre presente nas discussões e que desperta curiosidade nas pessoas.

Muito se questiona sobre a duração do luto, mas segundo Blenda não existe um tempo determinado. “Não existe uma regra ou uma forma de calcular o tempo em que uma pessoa vai enfrentar o luto, são muitos detalhes de variação que influenciam na duração desse processo”.

Leia: Como lidar e a importância do luto depois da perda de uma pessoa querida

“Fatores como o tipo de luto e surpresa da perda fazem toda a diferença. Por exemplo, em casos em que uma pessoa já estava doente e a família já aguardava a despedida, o processo pode ser um pouco menos agressivo. Já em casos mais inesperados a dor por vir de forma mais dura e gerar impactos maiores”, destaca Blenda.

Outros lutos

O luto pela morte é o mais debatido, mas é importante também mencionar os impactos que a perda de algo ou alguém ainda em vida tem na vida das pessoas. Coisas inesperadas como terminar um relacionamento, ser desligado de um emprego ou até perder algo a que se dedicou por muito tempo, também podem despertar o processo de sofrimento.

Os cinco estágios do luto

Os 5 estágios do luto ocorrem e fazem parte do processo. No primeiro momento, a negação é a válvula de escape no momento de desespero, a raiva vem em seguida e, às vezes, traz a necessidade de justiça e busca por um culpado para aquela situação.

Leia: O luto e a dor humana

Na fase de barganha existe uma negociação consigo mesmo, buscando preencher esse vazio, mas a pessoa se foi. O momento da depressão é quando a pessoa se dá conta de que algo chegou ao fim e isso desperta uma tristeza e melancolia que são bem dolorosos.

Processo doloroso

“Apesar de ser muito doloroso, o luto é uma etapa importante e necessária, pois quando o indivíduo entra na fase de aceitação entende que aquela é a nova realidade, que precisa ser vivida independente de qualquer coisa. Esse é um processo que deve ser respeitado, sempre um passo de cada vez, até o entendimento de que as coisas ocorrem e, muitas vezes, não temos o poder de mudá las ”, explica a psicóloga.