A privação do sono pode ocasionar problemas de saúde, como hipertensão, aumento de peso, perda de memória, diabetes, e acaba interferindo na disposição e humor do paciente -  (crédito: Freepik)

A falta de sono adequado está associada a um aumento no risco de problemas como depressão, ansiedade, e diminuição da função cognitiva

crédito: Freepik

Não é novidade que os transtornos relacionados ao estresse e à ansiedade crescem e preocupam, cada vez mais, as pessoas e a sociedade. Mas, há um aliado importante na busca pela saúde mental: o sono. Ele como um elemento fundamental, não apenas como um período de descanso, mas como uma componente essencial para a melhora do bem-estar.

Pesquisas indicam que adultos devem aspirar entre sete a nove horas de sono por noite para funcionarem otimamente. No entanto, estudos mostram que uma significativa parcela da população brasileira não atinge essa meta, impactando diretamente sua saúde mental e física. A falta de sono adequado está associada a um aumento no risco de problemas como depressão, ansiedade, e diminuição da função cognitiva.

Cristiane Pertusi, psicóloga e especialista em saúde mental, destaca várias recomendações para melhorar a qualidade do sono:

1 - Estabeleça uma rotina: ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias ajuda a regular o relógio biológico do corpo

2 - Crie um ambiente propício: o quarto deve ser um santuário para o sono, livre de ruídos e luzes perturbadoras, com uma temperatura confortável

3 - Limite a exposição a telas: evitar telas de eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir pode melhorar significativamente a qualidade do sono, devido à redução da exposição à luz azul


4 - Cuide da sua dieta: evitar cafeína e refeições pesadas antes de dormir pode ajudar a evitar distúrbios do sono

Leia também: Problemas com apneia do sono vão muito além do ronco alto; entenda


5 - Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas como meditação e respiração profunda podem promover o relaxamento e facilitar a transição para o sono.

"O sono é um pilar fundamental da saúde mental, tão importante quanto uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. É essencial que as pessoas reconheçam a importância de uma boa noite de sono e adotem práticas que promovam um descanso adequado”, enfatiza Cristiane.

Negligenciar o sono pode ter consequências sérias para a saúde mental. Adotar práticas saudáveis de sono é um passo crucial para melhorar a qualidade de vida e promover um bem-estar psicológico duradouro.