Depois que Elmo perguntou como todos estavam no X, usuários responderam com uma enxurrada de traumas -  (crédito: Getty)

Depois que Elmo perguntou como todos estavam no X, usuários responderam com uma enxurrada de traumas

crédito: Getty

"Como estão todos?". Essa foi a pergunta simples que Elmo, o boneco mais famoso da Vila Sésamo, postou em sua conta no X (antigo Twitter).

O que ele não podia imaginar era que seu interesse inocente desencadearia uma avalanche de respostas de pessoas que partilhavam sua dor e ansiedade.

A mensagem teve mais de 192 milhões de visualizações e o impacto que gerou foi tal que o próprio Elmo respondeu dizendo que "está feliz por ter perguntado".

Até o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a Agência Espacial Americana (Nasa) reservaram um tempo para refletir sobre as respostas recebidas à pergunta casual feita pelo querido personagem infantil da televisão.

"Nosso amigo Elmo está certo: temos que apoiar uns aos outros", postou o presidente dos EUA.

Tudo começou na manhã de segunda-feira, quando Elmo postou sua mensagem.

"Elmo está apenas verificando. Como estão todos?", ele perguntou no X.

A partir desse momento, a publicação tornou-se uma plataforma que serviu de catarse digital para milhares de usuários.

"Elmo, estou sofrendo de pânico existencial", escreveu um deles.

Personagens da Vila Sésamo
Getty Images
Vários amigos de Elmo da Vila Sésamo responderam à sua mensagem oferecendo ajuda.

"Todas as manhãs mal posso esperar para voltar a dormir. Toda segunda-feira, mal posso esperar pela sexta-feira. Todos os dias e todas as semanas pela vida", escreveu outro.

"O mundo está queimando ao nosso redor, Elmo", disse o YouTuber Steven McInerney.

Até celebridades como a atriz Rachel Zegler entraram na conversa, dizendo que ela estava "resistindo à vontade de dizer a Elmo que estou um pouco triste".

Talvez o momento da pergunta de Elmo tenha sido o culpado.

Era difícil que uma questão dessa natureza terminasse bem numa manhã de segunda-feira de janeiro, no final de um mês que muitos consideram eterno, especialmente em países do Hemisfério Norte onde predominam as trevas e o frio do inverno.

O boneco peludo e ruivo não se encolheu porque todos jogavam seus problemas para ele, mas sim se solidarizou com cada um deles.

"Uau! Elmo está feliz por ter perguntado! Elmo aprendeu que é importante perguntar a um amigo como ele está. Elmo estará de volta em breve, pessoal. Elmo ama vocês. #EmotionalWellness", postou ele na noite de terça-feira.

Outros personagens se pronunciam

Outros personagens da Vila Sésamo também se pronunciaram em apoio ao amigo.

Cookie Monster escreveu: "Estou aqui para conversar quando você quiser. Vou te dar biscoitos também. #EmotionalWellness."

O melhor amigo de Ernie, Bert, acrescentou: "Estou aqui se você precisar de um ombro para se apoiar. Vou preparar uma xícara de chá quente para nós dois."

A própria conta oficial no X da Vila Sésamo aderiu à iniciativa com a mensagem "Saúde mental é saúde" e compartilhando um link para um site onde oferece orientações para problemas de saúde mental.

Os esforços de Elmo para apoiar o bem-estar emocional das pessoas foram elogiados pelo próprio presidente Biden, que disse concordar com o fantoche.

"Sei como é difícil em alguns dias afastar as nuvens e chegar a dias mais ensolarados", escreveu o presidente no X.

"O nosso amigo Elmo tem razão: temos que estar presentes uns para os outros, oferecer a nossa ajuda ao próximo que precisa e, acima de tudo, pedir ajuda quando precisamos…"

"Mesmo que seja difícil, você nunca está sozinho."

A Nasa, por sua vez, agradeceu a atenção de Elmo e lembrou a todos que eles são feitos de "estrelas".