Keeta: sindicato de Santos relata práticas abusivas do novo app de delivery

Entre as reclamações estão descontos compulsórios e falta de transparência da Keeta

Publicidade
Carregando...

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santos (Sinhores) cobrou explicações da Keeta, novo aplicativo de delivery da gigante chinesa Meituan, sobre uma série de reclamações de empresários a respeito de práticas abusivas na primeira semana de funcionamento. O Keeta começou a operar em Santos no dia 30.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A coluna teve acesso a um documento enviado neste sábado, 8, à Keeta, no qual o presidente do sindicato, Arthur Veloso, e o diretor de Delivery, Gustavo Gaia, apontam práticas consideradas abusivas, como descontos compulsórios e falta de transparência nos serviços oferecidos.

Segundo Veloso e Gaia, empresários relatam descontos aplicados sem autorização, problemas técnicos no aplicativo, ausência de suporte adequado, contratos com páginas em outro idioma, bloqueio da autonomia dos restaurantes na edição de preços e promoções e até inadimplência em consumos realizados por funcionários da Keeta durante o período de testes da plataforma.

No documento, o sindicato afirma que a postura observada tem sido percebida como “intransigente e pouco transparente” e que as manifestações soam como um “sinal de alerta” logo no início da operação da empresa no Brasil.

A entidade reforça que não medirá esforços para combater práticas abusivas e defende um mercado “livre, competitivo e ético”, que assegure condições justas para os estabelecimentos parceiros.

A Keeta foi procurada pela coluna para se manifestar sobre as reclamações do sindicato, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto para manifestações.

Outro lado

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A Keeta enfatiza que quaisquer descontos são discutidos diretamente com os restaurantes antes da assinatura dos contratos, e que todas as cláusulas e detalhes são previamente aprovados por eles. Além disso, todas as promoções são opcionais, podendo os restaurantes removê-las a qualquer momento. Caso tenham dúvidas ou preocupações, os restaurantes devem entrar em contato diretamente com seus gerentes de conta na Keeta, que oferece suporte presencial dedicado aos parceiros, além de canais on-line disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Tópicos relacionados:

guilherme-amado

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay