ELEIÇÕES 2026

'Flávio é favorito', aponta diretor da Quaest

Para analista da Quaest, voto útil consolidou a direita e petista precisará conquistar 8% dos eleitores que rejeitam os dois lados na disputa

Publicidade
Carregando...

Flávio Bolsonaro (PL) venceu o primeiro turno e é o favorito para chegar ao Planalto, segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest. Historicamente, nunca houve uma virada em segundo turno nas eleições presidenciais brasileiras.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

“Quem disputa o segundo turno na frente é favorito. Todos os candidatos que foram ao segundo turno na frente venceram a eleição. Flávio, claro, se torna favorito. Vai ser preciso ter uma campanha muito estratégica para Lula, a vantagem de Flávio é expressiva”, afirma Nunes.

Em entrevista para o jornal “O Globo”, o cientista político avalia que o resultado reflete uma movimentação previsível no campo da direita, que já era observada há cerca de 15 dias. O voto que estava em candidaturas alternativas, como as de Caiado, Cury, Renan e Zema, consolidou-se em torno de Flávio por meio do voto útil.

Leia Mais

Segundo Nunes, esses candidatos funcionaram como um "reservatório da direita". Quando o eleitor percebeu a falta de viabilidade deles, migrou para o candidato do PL. Esse movimento explica os oito pontos percentuais que Flávio cresceu na reta final da campanha.

“Caiado, Cury, Renan e Zema funcionaram como uma caixa d’água de votos, um reservatório da direita. Quando esse eleitor percebeu que as candidaturas não tinham viabilidade, fez o voto útil. O percentual deles sai de 16% para 8%. São os oito pontos que o Flávio cresceu na reta final. Era totalmente previsível”, explicou Nunes.

A análise aponta que a onda de direita é um reflexo de mudanças estruturais na sociedade. Em 2002, 25% dos eleitores não se identificavam como de esquerda, direita ou centro. Hoje, esse número é de apenas 4%, com um crescimento significativo da identidade de direita.

“O eleitor de direita está calcificado. O eleitor tem uma identidade política, um valor, uma visão de mundo, e aguarda a definição de quem é a candidatura de direita — hoje muito consolidada em torno do número do PL, mas que Tarcísio e Cleitinho mostram que não se limita a a isso. Em 2002, 25% dos eleitores não sabiam dizer se eram de esquerda, direita ou centro. Hoje, só 4% não sabem. O que cresceu nestes 20 anos foi a identidade de direita. Existe uma explicação estrutural para o que estamos vendo. O voto econômico explicava muito; o que explica agora são os valores, e a direita tem identidades e valores que são muito claros”, avaliou Nunes.

De acordo com o diretor da Quaest, os valores se tornaram mais decisivos que o voto econômico. Fatores conjunturais também pesaram contra Lula, como a aprovação do governo com saldo negativo e a percepção de que a gestão não gerou bem-estar nem respondeu às principais preocupações da população.

Os desafios de Lula para o segundo turno

O caminho de Lula para uma virada inédita passa por conquistar os 8% de eleitores que votaram nos demais candidatos. Nunes considera esse um "percentual enorme numa disputa tão apertada", mas ressalta a dificuldade de atrair esse grupo, que rejeita ambos os lados.

Lula também precisará diminuir a abstenção, que segue o padrão histórico de ser maior entre os mais velhos e nas regiões mais pobres. Além disso, a campanha terá que usar os debates de forma estratégica para ganhar os votos em disputa.

A avaliação é que o esforço da campanha petista se concentrou em manter sua base, e não em buscar o eleitor independente. Para reverter o cenário, Lula terá que formar novamente uma frente ampla, que segundo Nunes se desfigurou após liberais sociais se sentirem traídos pelo governo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Os escândalos revelados durante a campanha, como o caso "Master", alimentaram o sentimento de mudança. O eleitorado, na visão de Nunes, interpretou a crise como um problema do sistema, e não de um candidato específico.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay