A vereadora de Divinópolis (MG), na região Central do estado, Kell Silva (PV) representou contra o prefeito do município, Gleidson Azevedo (Novo), no Ministério Público, pedindo que ele seja investigado por possível prática de crime de racismo, injúria e discriminação racial.
A vereadora alega que o prefeito publicou um vídeo em suas redes sociais em que associa um servidor a um gorila em uma postagem sobre as obras do hospital regional do município. Para a vereadora, o prefeito praticou “racismo recreativo”, que ofende e humilha pessoas negras.
Leia Mais
“A postagem escancara o racismo recreativo, que é aquele disfarçado de piada, meme, ‘brincadeira’, zoeira ou humor, mas que continua sendo racismo do mesmo jeito. Esse tipo de discriminação vem embalada como entretenimento, como se o riso tornasse a violência menos grave. Só que não torna. Ofender, estereotipar ou humilhar pessoas negras e depois dizer calma, é só piada é racismo recreativo”, afirma a vereadora em entrevista ao Estado de Minas. Na representação, ela pede que o prefeito seja enquadrado na Lei de Crimes Raciais.
Também em entrevista à reportagem, o prefeito disse que o “racismo” está na vereadora, que é negra. “Em nenhuma hora passou na minha cabeça que esse vídeo era preconceituoso. E quem deu a ideia do vídeo e de participar do vídeo foi meu chefe de gabinete, que é negro”, afirmou o prefeito se referindo a Tales Duque, servidor que aparece ao lado do prefeito e que foi associado a um gorila no vídeo contestado pela vereadora.
Em redes sociais, Tales postou um vídeo defendendo o prefeito e afirmando também que a ideia foi sua. Disse ainda que para ele o gorila é um animal que representa força e classificou a representação como “vitimismo excessivo” e “banalização do termo preconceito”. Em outra postagem, em que aparece usando uma blusa preta ao lado do governador Romeu Zema (Novo), que usa uma camisa amarela, Duque diz que a vereadora poderia ser acusada de cometer racismo contra ele e de difamar Zema.
“Extra, Extra! Vereadora comete racismo contra a chefe de gabinete do prefeito. Ela alega que o governador Romeu Zema, que foi de camisa amarela, é um banana, para o que estava de camisa preta, que é o gorila. O gorila come a banana?”, questiona o vereador. Em seguida, ele diz que se fosse no “mesmo contexto” da vereadora poderia acusá-la do crime que ele imputa ao prefeito na representação ao MP.
No mesmo dia em que a vereadora contestou o vídeo, ela também criticou o governador por, durante visita à cidade, estar vestido de banana, referência à cor da camisa que ele usava e também devido ao episódio, ano passado, em que Zema aparece em um vídeo comendo uma banana com casca.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Estou de camisa preta, Romeu Zema está de camisa amarela. Na sua opinião ele deve fazer uma denúncia no MP por difamação ou é melhor ele usar esse tempo para trabalhar em prol da melhoria do povo”, ironiza.
