Ministro Padilha anuncia R$ 9,8 bilhões para adaptação climática do SUS
A ação integra o plano AdaptaSUS apresentado durante a COP30 em Belém e irá construir novas unidades de saúde e adquirir equipamentos resilientes
compartilhe
SIGA
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.
“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para nós, debater saúde e clima é uma questão de equidade. Precisamos de um sistema que se antecipe, responda e se adapte às mudanças climáticas para garantir atendimento a todos”, destacou o ministro.
Leia Mais
Padilha também anunciou o lançamento do Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, responsável por orientar UBS, UPAs e hospitais para que sejam construídos de forma adequada para resistir às mudanças do clima. O guia integra o Novo PAC Saúde, que tem diretrizes sobre estruturas reforçadas, autonomia de energia e água, inteligência predial e padrões de segurança.
Outra novidade foi a instalação do grupo técnico responsável por detalhar as diretrizes de resiliência, com especialistas do Ministério da Saúde, Fiocruz, Anvisa, OPAS e conselhos de saúde.
AdaptaSUS
Estão previstos recursos para garantir a operação das unidades de saúde e a continuidade da assistência em situações críticas; para fortalecer ciência, tecnologia e produção, com implantação de novos centros de referência e sistemas integrados de dados; para ações de comunicação, educação e participação social; e para o aprimoramento da vigilância em saúde e da preparação diante de eventos extremos.