ELEIÇÕES 2026

TSE aprova criação do Missão, partido do MBL

Ministros seguiram voto do relator André Mendonça. Nova legenda usará o número 14 nas urnas e se torna o 34º partido do Brasil

Publicidade
Carregando...

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou por unanimidade a criação do Missão, partido político ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre).

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Com a aprovação, o partido poderá participar das eleições de 2026. O MBL já havia obtido do MPE (Ministério Público Eleitoral), em setembro, um parecer favorável à criação da legenda. Para o órgão, a sigla cumpriu as exigências necessárias - entre elas, a coleta de assinaturas e a elaboração do programa partidário.

Os seis ministros seguiram voto do relator André Mendonça, que afirmou que a sigla obteve os números necessários para a criação. O MBL conseguiu mais de 589 mil assinaturas favoráveis --o número mínimo era 547.042.

Ao defender a criação do partido, o advogado do grupo citou Raul Seixas. "O sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade", disse Arthur Luís Mendonça Rollo. Ele afirmou ainda que o movimento começou por "jovens que em determinado momento sentiram a necessidade de deixar suas casas para buscar melhores condições ao país".

A nova legenda usará o número 14 nas urnas e se torna o 34º partido do Brasil. O coordenador do MBL e presidente do partido Missão, Renan Santos, deve ser o candidato da legenda à Presidência da República. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Criado em 2014, o MBL ganhou força em meio aos protestos contra Dilma Rousseff (PT). Na época, o movimento puxou manifestações em diferentes capitais pedindo o impeachment da então presidente. Em 2024, 15 vereadores e uma vice-prefeita, integrantes do grupo, foram eleitos, conforme mostrou reportagem do UOL.

Tópicos relacionados:

mbl partido partido-missao tse

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay