Trump confirma encontro com Lula durante cúpula da Asean na Malásia
Reunião está prevista para este domingo (26), à margem das reuniões multilaterais em Kuala Lumpur
compartilhe
SIGA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (25/10) que se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. O encontro está previsto para amanhã, à margem das reuniões multilaterais em Kuala Lumpur.
A declaração foi dada a jornalistas a bordo do Air Force One. Segundo Trump, além das tarifas aplicadas a produtos brasileiros, estarão em pauta as sanções impostas a autoridades do Brasil, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal e servidores ligados a programas governamentais.
Leia Mais
Até então, nem a Casa Branca nem o Palácio do Planalto haviam confirmado oficialmente a agenda. Lula, no entanto, já havia manifestado expectativa pelo encontro. Na sexta-feira (24), em frente ao hotel onde está hospedado, disse acreditar que a conversa pode abrir caminho para reduzir tensões.
- Lula diz que traficantes ‘também são vítimas dos usuários’
- Lula se justifica após fala sobre traficantes: 'Frase mal colocada'
“Eu trabalho com otimismo que a gente possa encontrar uma solução. Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma saída”, afirmou.
Trump, por sua vez, sinalizou que pode rever o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, mas condicionou a decisão. “Sob as circunstâncias certas”, respondeu quando questionado por repórteres.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
O encontro será o primeiro entre os dois líderes desde o agravamento da crise comercial. Nos bastidores, diplomatas avaliam que a reunião representa uma oportunidade para reaproximação política entre Washington e Brasília.