ENTREVISTA

Lula sobre tarifas: 'Não tomo decisão com 39°C de febre'

O presidente brasileiro ponderou que deve discutir a taxação norte-americana com a Organização Mundial do Comércio (OMC)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou a respeito da crise de taxas iniciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, com o Brasil, nesta quinta-feira (10/7).

As declarações foram dadas ao "Jornal Nacional", da Rede Globo. Lula falou sobre o histórico de relações comerciais do Brasil com os Estados Unidos e deixou claro que não tomará nenhuma decisão precipitada.

Segundo Lula, o "presidente Donald Trump deve estar muito mal informado" sobre a alegação de que os EUA estariam perdendo dinheiro nas relações com o Brasil. O presidente brasileiro ponderou que deve discutir a taxação norte-americana com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e que não toma "decisão com 39º graus de febre".

Posição do Congresso Nacional

Mais cedo, em nota conjunta, divulgada nesta quinta-feira (10/7), os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiram à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Os chefes do Legislativo defenderam uma resposta baseada no diálogo diplomático e comercial, mas ressaltaram que o Brasil tem instrumentos legais para proteger sua soberania econômica.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos”, afirmam os parlamentares. No comunicado, eles mencionam a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada recentemente pelo Parlamento, como um mecanismo institucional que permite ao Brasil adotar medidas semelhantes contra países que imponham barreiras unilaterais ao comércio nacional.

Tópicos relacionados:

congresso estados-unidos lula trump

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay