BH: TCE firma acordo para reduzir período de início de tratamento de câncer
Acordo entre Tribunal de Contas de Minas e Instituto Mário Penna reduz início de tratamento oncológico de quatro meses para 21 dias
compartilhe
Siga noO Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) firmou nessa quinta-feira (13/3) uma colaboração com o Instituto Mário Penna, centro especializado em procedimentos oncológicos de Belo Horizonte, com o intuito de reduzir o período de início dos tratamentos de câncer de quatro meses para 21 dias.
“Queremos sensibilizar o poder público de que o tratamento precoce representa economia, salvar vidas”, comentou o presidente do TCE, Durval Ângelo. O tribunal fará uma auditoria para apontar a diferença nos custos de uma pessoa que inicia o tratamento no tempo correto e o início tardio.
Leia Mais
Os dados levantados serão encaminhados para o Ministério da Saúde, anunciou Durval Ângelo, que ponderou que a demora no tratamento faz com que os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam maiores do que poderiam ser.
Já o diretor-presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, externou o desejo de que os atendimentos feitos pelo Hospital Luxemburgo sejam 100% do SUS. No momento, 85% são realizados pelo sistema público.
- Padilha diz ter ‘obsessão’ para reduzir espera por atendimento no SUS
- Por que casos de câncer em jovens adultos estão aumentando?
- Mulheres são minoria em cargos comissionados com salários maiores em Minas
O hospital é responsável por 45% das radioterapias, 29% das quimioterapias e 30% das cirurgias oncológicas da capital mineira.
A medida vai ao encontro de um desejo anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, durante sua posse na última segunda-feira (10/3), destacou como objetivo reduzir o tempo de espera na fila do SUS.
"Não podemos aceitar que um entregador fique sem trabalhar e sustentar sua família por falta de um exame acessível em um horário viável. Vamos lutar, porque é desumano que uma família inteira sofra noites de angústia esperando a realização de uma biópsia, quando sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura do câncer", afirmou Padilha, destacando a questão oncológica.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A iniciativa também foi celebrada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que se mostrou disposta a cooperar com a parceria. “Nos comprometemos, não só com os prazos e a desburocratização do processo, como também na cooperação para resolver possíveis gargalos”, afirmou o secretário de Saúde do município, Danilo Borges.