"O governo do presidente Lula está macetando a inflação", disse Alckmin -  (crédito: Pedro Ladeira/Folhapress)

"O governo do presidente Lula está macetando a inflação", disse Alckmin

crédito: Pedro Ladeira/Folhapress

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta sexta-feira (12/4), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está "macetando o apocalipse da inflação". A declaração do vice-presidente faz referência à música das cantoras Ivete Sangalo e Ludmilla, "Macetando", hit do carnaval 2024. 

 

 

"Nem apocalipse, nem a inflação, O IPCA de março surpreendeu a todos: 0,16%. Bem abaixo do esperado. O governo do presidente Lula está macetando a inflação, e por isso recupera o salário, recupera a renda, melhora a vida da nossa população. Agora vamos ao trabalho", disse Alckmin em vídeo divulgado nas suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (12/4). 

 

Na última quarta-feira, O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação do país apurada em março foi de 0,16%. A inflação é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em fevereiro, o índice era de 0,83%.

 

A variação de 0,16% é a menor para o mês desde 2020. Naquele período, marcado pelo início da pandemia de Covid, a inflação havia sido de 0,07%. 

 

Com o novo resultado, o IPCA desacelerou a 3,93% no acumulado de 12 meses até março deste ano, disse o IBGE. É a menor taxa acumulada desde junho de 2023 (3,16%). Nesse recorte, a inflação era de 4,50% até fevereiro deste ano.