Governadores Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado foram convidados a visitar Israel após fala de Lula que comparou a morte de milhares de palestinos ao Holocausto -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

Governadores Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado foram convidados a visitar Israel após fala de Lula que comparou a morte de milhares de palestinos ao Holocausto

crédito: Reprodução/Redes Sociais

Os governadores de São Paulo e Goiás, Tarcísio de Freitas (republicanos) e Ronaldo Caiado (União Brasil), encontraram-se nesta terça-feira (19/3) com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em visita ao país. Eles pediram desculpas pelas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a ofensiva dos israelenses sobre os palestinos da Faixa de Gaza.

 

O convite ocorreu após a crise diplomática entre os países iniciada após o petista comparar a morte de mais de 30 mil palestinos a morte de judeus pela Alemanha na década de 1940.

“Externei a minha solidariedade ao povo de Israel e sinceros votos de sucesso nas negociações para trazer de volta os reféns para suas casas, além da nossa torcida para que seja pavimentado um caminho para a paz”, postou Tarcísio em suas redes sociais.

 

Lula já reiterou sua posição em condenar os ataques realizados pelo Hamas, grupo que comanda a Faixa de Gaza, em outubro de 2023 e também se posicionou contra a morte de inocentes.

 

Leia também: Combates entre Israel e Hamas perto do maior hospital de Gaza

 

Levantamentos publicados por jornais israelenses apontam que Netanyahu, que já ocupou o cargo de primeiro-ministro de 2009 a 2021 e que voltou a ocupar no final de 2022, tem a pior avaliação entre os líderes, o que inclui o ministro da Defesa e o chefe do Exército.