Com 257 mil habitantes, cidade terá um novo prefeito a partir do próximo ano. O atual, que já está em seu segundo mandato, ainda não se posicionou sobre quem vai apoiar

 -  (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press – 4/2/16)

Com 257 mil habitantes, cidade terá um novo prefeito a partir do próximo ano. O atual, que já está em seu segundo mandato, ainda não se posicionou sobre quem vai apoiar

crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press – 4/2/16

Em Governador Valares (257,172 mil habitantes), no Leste do Estado, seis nomes se apresentam com o pré-candidatos à prefeitura, entre os quais, dois integrantes dos partidos que polarizam a disputa nacional: o deputado federal Leonardo Monteiro, do PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e o deputado estadual Coronel Sandro, do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. O atual prefeito da cidade, André Merlo (PSDB), cumpre o segundo mandato e não pode concorrer novamente. Ele ainda não falou qual nome vai apoiar.


A reportagem do EM tentou contato com Merlo para saber sua posição sobre apoio na disputa para sua sucessão, mas não teve retorno da assessoria do prefeito. O vice-prefeito de Governador Valadares, David Barroso (União), anunciou que pretende entrar na disputa da prefeitura, mas como “candidato independente”, dizendo que não é mais alinhado com o atual chefe do Executivo. Além de Monteiro, Sandro e Barroso, se apresentam como pré-candidatos a prefeito de GV: Renato Fraga, conselheiro do Hospital Samaritano; o vereador Jamir Calili (PP) e o empresário Gedeon Gentil (PMN).

 

O pleito deste ano será a segunda eleição municipal da cidade do Leste de Minas com a possibilidade de segundo turno. O deputado estadual Enes Cândido (Republicanos), o presidente da Fundação Percival Farquhar (mantenedora da Universidade do Vale do Rio Doce/Univale), Rômulo Coelho Leite; e o presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, tiveram os seus nomes especulados como “prefeitáveis”. Porém, procurados pelo EM, os três descartaram a entrada no páreo.


O vice-prefeito David Barroso diz que, embora pretenda ter uma “candidatura independente”, vai buscar a formação de um “novo grupo político” na cidade. “Eu não quero e não vou ser candidato de mim mesmo, nem a qualquer custo. Estamos construindo um novo grupo e como ninguém faz nada sozinho. E estamos conversando e articulados para tornar meu nome viável, de forma independente. Hoje temos quatro partidos e a possibilidade de alinharmos com mais um”, garante. Ele disse que ainda não definiu por qual legenda vai disputar a eleição.

 


 

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT), que concorreu à Prefeitura em 2020 e ficou em terceiro lugar, anunciou que será candidato novamente neste ano. De acordo com sua assessoria, a proposta do parlamentar, se eleito, é buscar mais benefícios da União para o município, valendo de sua “proximidade” com o governo do presidente Lula. Também pretende trabalhar para a retomada e conclusão de grandes obras como a duplicação da 381, que liga Belo Horizonte ao município.


“A relação estreita de Monteiro com o governo federal assegura a continuidade das políticas públicas características do governo em Governador Valadares. Como membro destacado do PT, Leonardo Monteiro tem pleno conhecimento dos processos em Brasília e está em posição ideal para viabilizar a implementação de projetos federais relevantes na cidade”, informa a assessoria do deputado e pré-candidato.


O deputado estadual Coronel Sandro disse que vai entrar na disputa da Prefeitura de Governador Valadares, em atendimento a um chamado do seu partido, o PL, “que tem a pretensão de lançar candidatos no maior número possível de municípios”, principalmente, nas cidades maiores do estado, como Governador Valadares. “Então, sou pré-candidato a prefeito de Valadares pelo meu partido, o PL, porque, na verdade, temos um plano de governo para o Brasil em nível nacional, estadual e municipal”, completa.


Contraponto

 

“As eleições de agora vão servir para a construção e consolidação da base do PL para as próximas eleições”, diz o Coronel Sandro. Enquanto o deputado federal Leonardo Monteiro tenta fortalecer o seu nome, destacando sua “proximidade” com o presidente Lula, o representante do PL diz que uma das metas da sua entrada na disputa pela prefeitura da cidade do Leste de Minas é fazer “contraponto ao PT”. “Entre as razões (da minha candidatura) é enfrentar o PT nas eleições municipais. Vamos nos apresentar como contraponto à candidatura do PT, a fim de implantar em Governador Valadares políticas públicas e diretrizes com as quais nos identificamos na sociedade, na defesa da vida, da família, da propriedade, da liberdade, e, principalmente, da melhoria das condições de vida das pessoas mais carentes”, assegura Sandro.


Leonardo Monteiro se apresenta como candidato de oposição André Merlo, ao qual tem feito críticas publicamente, apontando falhas na atual administração. Por sua vez, o representante do PL disse que busca apoio de diferentes segmentos, incluindo o grupo do atual prefeito. “Estou conversando com os grupos de centro e de direita, buscando possibilidade de uma candidatura para enfrentar as forças de esquerda, liberadas pelo PT. O prefeito André Merlo faz parte dessas forças de centro-direita”, afirma o deputado Coronel Sandro, admitindo que já teve conversas com o atual chefe do executivo municipal sobre o tema.

 

Outros nomes

 

O conselheiro do Hospital Bom Samaritano, Renato Fraga, disse que recebeu o convite do presidente estadual do Republicanos, deputado federal Euclydes Petterson, para ser candidato a prefeito de Governador Valadares pelo partido, sendo que hoje, ele está filiado ao MDB. “Me identifico em desenvolver as principais políticas públicas necessárias para a nossa querida Governador Valadares, cidade que me acolheu há 62 anos quando vim de Manhuaçu, onde constitui família, criei meus filhos e me dedico a área da saúde há mais de 40 anos”, afirma Fraga.

 

O vereador Jamir Calili Ribeiro alega que é pré-candidato a prefeito porque foi convidado pela direção estadual do seu partido, o Progressista, para entrar na disputa. “Já temos uma experiência grande em gestão pública, já mostrei compromisso com as pautas relevantes do município”, argumenta Calili.

 

O empresário Gedeon Gentil anuncia sua pretensão de concorrer à prefeitura pelo PMN. Ele disse que será oposição ao atual chefe do executivo da cidade. "(O) André é uma boa pessoa, mas como administrador, deixou a desejar", afirma.

 

Série

 

Esta reportagem sobre a disputa eleitoral em Governador Valadares faz parte de uma série sobre a pré-campanha nos principais municípios do interior do estado. Ela foi iniciada em 3 de março, mostrando como está a disputa pela prefeitura em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Depois foram publicadas reportagens sobre as eleições em Uberaba, Araxá e Montes Claros. A série prossegue no próximo domingo.

 

Resultado das urnas


Eleições municipais em Governador Valadares


Em 2012 - Primeiro turno
l Elisa Costa (PT): 46.543 viotos (32,39%)
l André Merlo (PDT): 37.041 votos (25,7%)
l Rui Moreira (PSB): 30.546 votos (21,2%)
l Augusto Barbosa (PSDB): 29.215 votos (20,27%)

Em 2016 - Primeiro turno
l André Merlo (PSDB): 106.950 votos (81,03%)
l Ricardo Pedrosa (PEN): 14.167 votos (10,74%)
l Gledson Guetão (PT): 9,752 votos (7,3%)

Em 2020 - Segundo turno
l André Merlo (PSDB): 71.764 votos (57,74%)
l Doutor Luciano (PSC): 52.515 votos (42,26%)


Eleições para presidente em Governador Valadares

Em 2018 - Segundo turno
l Jair Bolsonaro (PSL): 94.067 votos (71,07%)
l Fernando Haddad (PT): 38.293votos (28,93%)

Em 2022 - Segundo turno
l Jair Bolsonaro (PL): 94.975 votos (62,81%)
l Luiz Inácio Luia da Silva (PT): 56.237 votos (37,19%)

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)