Com 414 mil habitantes, município tem ainda outros dois nomes especulados no início da corrida eleitoral e que podem esquentar a disputa pela administração da cidade norte mineira

 -  (crédito: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press)

Com 414 mil habitantes, município tem ainda outros dois nomes especulados no início da corrida eleitoral e que podem esquentar a disputa pela administração da cidade norte mineira

crédito: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press

A movimentação para a sucessão municipal em Montes Claros (414,2 mil habitantes, quinta maior cidade do estado), no Norte de Minas, já começou com três pré-candidatos a prefeito em pleno trabalho em busca de apoio.O atual vice-prefeito Guilherme Guimarães (União) e o deputado federal Paulo Guedes (PT) procuram se fortalecer, “colando” os seus nomes em dois cabos eleitorais de peso, prefeito Humberto Souto (Cidadania), no caso do primeiro e presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Correndo por fora”, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro (PDT) tenta angariar apoios.


São especulados os ainda dois nomes como possíveis pré-candidatos à prefeitura, o ex-prefeito Ruy Muniz (sem definição partidária) e o deputado estadual Gil Pereira (PSD). O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ainda não decidiu se terá um nome na corrida à prefeitura da cidade.


O prefeito Humberto Souto não pode concorrer à reeleição, já que cumpre o seu segundo mandato. O vice-prefeito Guilherme Guimarães se apresenta como pré-candidato à sucessão com o aval do atual chefe do Executivo, que tem uma gestão bem avaliada, embora os adversários apontem falhas em áreas importantes como saúde, cultura e o setor social.


“Estamos juntos nesses sete anos de muito trabalho de reconstrução de Montes Claros, dentro de uma filosofia nova. Como fiquei responsável por projetos importantes e bem avaliados, é natural que o meu nome surja como pré-candidato a prefeito”, afirma Guimarães, que é engenheiro civil e comandou as secretarias municipais de Infraestrutura e de Planejamento Urbano e de Obras.


“Temos muitos nomes importantes na gestão municipal com competência administrativa e podem ser indicados pelo prefeito. Se optar pelo meu nome, diria que aprendi muito com Humberto Souto, cuja gestão tem uma aprovação de mais de 95% da população”, argumenta o vice-prefeito.


Guimarães alega que sua intenção é dar continuidade à gestão do atual prefeito, que, segundo ele, “mudou a história da cidade, demonstrando a todos que a prefeitura pode ter eficiência e ser respeitada, bastando ter responsabilidade, competência e não roubar nem deixar roubar o recurso público, o que faz com que o Humberto Souto seja decisivo na eleição”.


Ao falar de suas propostas como pré-candidato à chefia do executivo, o vice-prefeito anuncia que suas metas, se eleito, é realizar ações em todas as áreas como educação, saúde, cultura, esporte, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento. “Pretendemos trabalhar em diversas áreas. Sabemos que temos muitos desafios. Muitos investimentos foram feitos. Mas, sabemos que precisamos avançar mais na saúde”.


O deputado federal Paulo Guedes disse que é pré-candidato a prefeito de Montes Claros em atendimento a um “chamamento” do PT. “O partido tem feito um apelo muito grande para que eu coloque o meu na disputa. Tivemos várias conversas. Estamos nas tratativas de composições, procurando novos aliados e procurando fortalecer nossa federação e os partidos que vão caminhar junto com a gente”, anuncia Guedes, que disputou a prefeitura da cidade em 2012 e chegou ao segundo turno, sendo derrotado pelo ex-prefeito Ruy Muniz.


Guedes afirma que a deputada estadual Leninha (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, não pretende concorrer à Prefeitura de Montes Claros (cidade de sua base eleitoral) neste ano. “A deputada Leninha é um grande nome. É um nome forte. Mas, ela deixou claro em reuniões públicas, dentro e fora do partido, que ela está me apoiando”, declarou. A reportagem tentou, mas não teve retorno da deputada Leninha.

“Padrinho”

O deputado Paulo Guedes afirma que terá o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O presidente Lula é um grande cabo eleitoral, ainda mais este ano, que as eleições terão um tom de federalização. O presidente Lula está fazendo um ótimo trabalho e eu espero contar com ele. Ele reafirmou isso, (que vai) estar presente em nossa campanha, no apoio, nas declarações, e, principalmente, depois das eleições, caso a gente seja eleito, para que a gente possa fazer um mandato diferenciado, um mandato que cuida da cidade e das pessoas”, enfatiza.


O parlamentar criticou a atual administração da cidade. “Montes Claros vive um momento muito difícil. (a administração municipal) não se preocupa com a questão social. A gestão atual não avançou na ação social. Fechou o Restaurante Popular. A cidade está cheia de mendigos nas ruas. Tem problemas na limpeza. A dengue está tomando conta. Nunca tivemos tantos casos de dengue (como agora). Isso é um desleixo com a saúde”, dispara.


Outro que intensifica o trabalho como pré-candidato a prefeito da cidade-polo do Norte de Minas é o jornalista e escritor Délio Pinheiro (PDT). Ele usa como “motor de arranque” para entrar na disputa o fato de ter sido o candidato a deputado federal mais votado na cidade em 2022, quando recebeu 39.228 votos no município. Ao todo, teve 56.444 votos, ficando na primeira suplência do PDT.


“Eu sou pré-candidato a prefeito de Montes Claros porque percebo que a cidade precisa e pode evoluir em áreas importantes como saúde, educação, ação social, esporte e cultura. São áreas que, infelizmente, não tiveram a atenção necessária por parte da (atual) administração. Reconheço que houve avanços na parte da infraestrutura, mas uma cidade como a nossa precisa ser mais acolhedora, precisa de uma saúde melhor. E todos os cidadãos percebem as necessidades. Por isso, a necessidade de termos mais opções (para a escolha do eleitor)”, avalia Pinheiro.


Ele completa dizendo que “há um consenso dentro do PDT, tanto estadual quanto municipal, de que eu serei o candidato a prefeito de Montes Claros”, lembrando que a questão da escolha do seu nome “já foi resolvida” pelo ex-deputado estadual Carlos Pimenta, que comanda o diretório do partido no município. Délio Pinheiro diz “que ainda não pode falar” quais legendas deverão acompanhá-lo na corrida para a sucessão municipal. “Mas, acredito que teremos de cinco a sete partidos que vão fazer com que nossa coligação seja forte e tenha tempo para mostrar as propostas que estão sendo elaboradas dentro do nosso plano de governo”, anuncia.


O pré-candidato a prefeito anunciou ainda que já fechou um acordo com o presidente estadual do PDT, deputado Mário Heringer, que vai se licenciar da Câmara Federal em abril e permitir que o primeiro suplente assuma por um período, a fim de divulgar o seu nome e reforçar o trabalho em prol de Montes Claros e do Norte de Minas.

Disputa pelo PSD movimenta partidos

O deputado federal Paulo Guedes (PT) disse que na sua caminhada na disputa da prefeitura de Montes Claros mantém entendimentos para ter o apoio do PSD, que integra a base de apoio do governo Lula. “Nós conversamos com vários partidos. E um deles é o PSD. Tenho conversado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o ministro (das Minas e Energia) Alexandre Silveira. Eles têm afirmado que o PSD vai caminhar comigo caso eu seja realmente candidato a prefeito”, anuncia o petista.


Mas, em Montes Claros, o PSD é liderado pelo deputado estadual Gil Pereira e integra a base de apoio do prefeito Humberto Souto (Cidadania), que deve apoiar a candidatura do vice-prefeito Guilherme Guimarães (União). Nos bastidores, a informação que circula é que estaria sendo um acordo para Gil Pereira indicar o companheiro de chapa de Guilherme, existindo até uma disputa interna em torno do nome a ser escolhido.


Ouvido a respeito da declaração do deputado Paulo Guedes, o vice-prefeito rebateu: “sabemos que cada partido tem sua forma de pensar e agir, com seus conteúdos e programas. Mas, entendemos que o deputado Gil Pereira é nosso deputado majoritário e já está atuando junto da administração há muito tempo. Temos um ótimo relacionamento e entendemos que somos do mesmo grupo. Entendemos que o partido respeitará a decisão do deputado Gil Pereira. Eu tenho certeza que o deputado Gil Pereira está do nosso lado”, assegurou Guilherme Guimarães.


A reportagem tentou contato com o deputado Gil Pereira e não teve retorno. Mas, de acordo com especulações e integrantes do PSD em Montes Claros, não está descartada a possibilidade do parlamentar também entrar na corrida para a prefeitura. A reportagem também entrou em contato com o ex-prefeito Ruy Muniz, que disse que pretende concorrer à sucessão municipal, mas para disputar, precisa resolver a questão da sua filiação, que ainda está indefinida.