Trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete pode ter um

Trecho entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete pode ter um "link" para a passagem de caminhões de minério

crédito: Túlio Santos/EM/D.A. Press

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) tem liderado o debate para a criação de uma “rodovia do minério” na BR-040, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete. Em entrevista ao “EM Minas”, na noite desse sábado (20/1), o procurador-geral do estado, Jarbas Soares Júnior, destacou que o projeto pode retirar 1.500 caminhões do trecho mais mortal da estrada federal.


 

“Estamos com a questão agora na nossa mesa: BR-040, Alphaville, Conselheiro Lafaiete. A nova concessão não vai resolver, pode arrumar a estrada, mas daqui a seis meses o problema está de volta, e a estrada, deteriorada. Cerca de 100 pessoas morreram naquele percurso no ano passado”, destacou Jarbas.

 

Segundo o procurador, o debate precisa da colaboração dos municípios que são cortados pela estrada, do Governo de Minas Gerais, da União e das empresas interessadas.

 

“As empresas que vão transportar o minério de Mariana, Nova Lima, Itabirito, Ouro Preto, para as siderúrgicas e para os portos vão passar por ali porque não têm outra alternativa. Então surgiu a possibilidade, a Vale, que é muito importante nesse processo, já deu OK para essa discussão, de fazer os links para completar. Envolve asfaltamento, malha ferroviária, porto secos. Se tudo der certo, vamos tirar os 1.500 [caminhões] e deixar para o transporte de ônibus, carros e pessoas. Mas hoje, do jeito que está, as empresas só têm aquele caminho”, completou.

 

O programa “EM Minas” é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa, às 19h30 de sábado. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra.

 

Aos domingos, a entrevista completa fica disponível no portal e é publicada no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques nos portais do EM e do Uai.