Eixo Capital. Ministro Roberto Barroso, presidente do STF. -  (crédito:  Nelson Jr./SCO/STF)

Eixo Capital. Ministro Roberto Barroso, presidente do STF.

crédito: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta sexta-feira (19/1), que se manteve em alerta durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o magistrado declarou que não temeu pelas instituições.

 

 

"Tem uma música da Legião Urbana que diz assim 'não tenho medo de escuro, mas deixo as luzes acesas'. Eu não temi propriamente, mas acendi todas as luzes que podia acender para que isso não acontecesse", disse ele em referência a um ataque às instituições. O ministro participou do evento Brazil Economic Forum, realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Zurique, na Suíça.


"O mal, que aconteceu no Brasil, nos Estados Unidos e em outras partes, é que as tribos criam as suas próprias narrativas e nós perdemos esse espaço de fatos comuns", destacou o ministro, ressaltando que, nos quatro anos do governo Bolsonaro, o STF "esteve sob ataque".

 

"O presidente não se reelegeu, mas teve quase 50% dos votos. Portanto, muita gente, de certa forma, se identifica com esse discurso", apontou. "De modo que tenho me esforçado para mostrar para esse segmento da sociedade que o Supremo não é um problema."

 

Assim como em outras ocasiões, Barroso afirmou que o Supremo Tribunal Federal é parte da solução e alegou que há um "mito do ativismo judicial" em relação à Corte. "Não estou aqui dizendo que o Supremo acerte 100%. Eu estou tentando convencer o eleitorado de que o Supremo não é um problema para que diminua essa animosidade", afirmou.