O BRASILEIRO TEM O MOLHO

Brasil é o 2º país mais simpático e o que mais se considera educado

Pesquisa global nos coloca atrás do Canadá em simpatia; na autoavaliação de educação, dividimos a liderança do ranking mundial com o Chile

Publicidade
Carregando...

O Brasil é o segundo país mais simpático do mundo na opinião de quem já teve experiências internacionais. Os brasileiros também são os que mais se veem como educados, segundo uma pesquisa da Remitly, provedora de serviços financeiros digitais, com 4.697 participantes de 26 países.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

O levantamento, realizado em março de 2026 na plataforma Prolific, mostra que o Brasil foi citado por 7,96% dos entrevistados como o país de gente mais simpática. O Canadá lidera o ranking com 10,5%, enquanto a Austrália aparece em terceiro lugar, com 5,1%.

A percepção muda quando a pergunta é sobre qual país tem o povo mais educado. Nesse quesito, o Brasil ficou em 21º lugar, com 1,13% das menções. O Japão liderou com 35,15%, seguido pelo Canadá (13,35%) e pelo Reino Unido (6,23%).

Leia Mais

Brasil e Chile lideram autoavaliação

Na autoavaliação de educação, o Brasil soma 9,46 pontos de 10, a maior nota do levantamento, empatado com o Chile. A diferença entre a maior e a menor nota da lista, que tem a Polônia em último com 8,68, é de menos de um ponto, o que indica uma percepção geral positiva entre os povos.

Confira os países que mais se consideram educados:

  • Brasil: 9,46

  • Chile: 9,46

  • Índia: 9,41

  • Suécia: 9,40

  • França: 9,36

O Japão, apontado externamente como o país mais educado, aparece apenas em 25º lugar na própria avaliação, com nota 8,73. Esse resultado pode estar relacionado à valorização da humildade na cultura japonesa.

Os países mais simpáticos

O Canadá foi eleito o país com o povo mais simpático. O Brasil aparece na segunda posição, à frente de nações como Austrália, Japão e Espanha.

Veja os 5 primeiros colocados no ranking:

A metodologia da pesquisa ressalta que o ranking mede a percepção dos entrevistados, e uma posição mais baixa na lista não significa que um país seja considerado indelicado.

Tópicos relacionados:

brasil mundo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay