Um vídeo viral em que uma mulher cozinha uma lata de leite condensado na airfryer chamou atenção dos internautas -  (crédito: Redes sociais/Reprodução)

Um vídeo viral em que uma mulher cozinha uma lata de leite condensado na airfryer chamou atenção dos internautas

crédito: Redes sociais/Reprodução

A tradicional – e brasileiríssima – receita de doce de leite feito na panela de pressão está com os dias contados? Um vídeo viral em que uma mulher cozinha uma lata de leite condensado na airfryer chamou atenção dos internautas. Supostamente, seria a solução para quem não sabe usar a panela de pressão, mas não é bem assim.

 

 

“Hoje eu desafiei a química e a física e revolucionei a airfryer”, anuncia a criadora de conteúdo Ana Claudia Prado. A dica para o “doce de leite maravilhoso” é simples: ela retira o rótulo da lata e, em seguida, a envolve em papel alumínio. Ela leva a embalagem para dentro da fritadeira sem óleo, por 30 minutos, a uma temperatura de 160ºC. Por fim, a mulher retirou a lata da airfryer e, após esfriar completamente, abriu a embalagem, mostrando que o doce de leite se formou – tal qual na clássica receita da panela de pressão.

 

 

Mas enquanto muitos ficaram encantados com a receita, algumas pessoas levantaram a possibilidade de a tentativa de cozinhar levar a um grave acidente. Isso porque alguns comentários de quem tentou fazer em casa mostram que a lata explodiu dentro do aparelho, estragando a fritadeira.

 

 

Ao explodir, ou mesmo abrindo antes da hora, o doce quente pode causar queimaduras graves. Além disso, não é recomendado usar papel alumínio dentro da airfryer, já que ele pode obstruir as aberturas de ventilação da fritadeira e levar a um superaquecimento, danificando o aparelho.

 

Leia também: O Gmail será desativado?

 

Por isso, quem quiser fazer a receita de doce de leite deve optar pela panela de pressão – lembrando que as caixinhas não podem ser usadas para esse fim. Mas, para quem faz questão de usar a airfryer é possível, é preciso tirar o leite condensado da embalagem e colocá-lo em um refratário que possa ser aquecido no aparelho. A seguir, é só colocar o doce para assar a 160ºC de 30 a 35 minutos, mexendo a cada 10 minutos para não queimar.