Chuva atinge BH na tarde deste domingo (21/1) -  (crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press)

Os ventos devem ser intensos, porém, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas foi avaliado como baixo pelos meteorologistas

crédito: Túlio Santos/EM/D.A Press

Correio Braziliense - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou, nesta terça-feira (23/1), 21 estados sob alerta de cor amarela (perigo potencial) de chuvas intensas com precipitação de 20 a 30mm (milímetros) por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O aviso termina na quarta-feira (24/1), às 10h.

 

 

Os estados em bandeira amarela são: Manaus, Roraima, Mato Grosso, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

 

Além disso, o órgão publicou um aviso de rajadas de ventos no Rio Grande do Sul. Os ventos na região devem ser intensos, porém, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas foi avaliado como baixo pelos meteorologistas.

 

O Inmet informou ainda que até sexta-feira (26/1), praticamente toda a região Nordeste terá registro de chuvas volumosas, que podem acumular mais de 100mm. As chuvas mais expressivas devem atingir, principalmente, os estados da Bahia, Piauí e Ceará.

 

Com o alerta, o órgão instrui que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.